Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da relacao entre o excesso de bases do alimento e o ph urinario de gatos.

Processo: 07/53491-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2007
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2009
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:Aulus Cavalieri Carciofi
Beneficiário:Juliana Toloi Jeremias
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Urolitíase   Ânions   Gatos   Cátions
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Anions | Cations | Doenca Do Trato Urinario | Gatos | Ph Urinario | Urolitiase

Resumo

A urina é a principal rota pela qual se eliminam produtos metabólicos (uréia e creatinina), minerais (cálcio, fósforo e magnésio), eletrólitos (sódio e potássio) e água. O pH urinário varia como conseqüência da manutenção homeostática do equilíbrio ácido-básico. A variação de qualquer um desses fatores pode associar-se com o aparecimento de urolitíase. A doença do trato urinário inferior dos felinos (DTUIF) é um problema clínico importante em gatos e a formação de cálculos no trato urinário é um problema clínico significativo para animais de companhia em muitos países. Esta dissertação tem como objetivos avaliar o pH urinário de gatos alimentados com 12 rações de três diferentes segmentos comerciais (econômicas, premium e superpremium), correlacionando-os com a composição química, teores de macro-elementos e excesso de bases, utilizando-se para isto equações já existentes na literatura para estimar o excesso de base e pH urinário e propondo, adicionalmente novas equações para esta estimativa com base nos dados levantados in vivo. E, além disso, validar as equações desenvolvidas e demonstrar a eficácia de acidificantes e alcalinizantes para emprego em alimentos comerciais para felinos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JEREMIAS, J. T.; NOGUEIRA, S. P.; BRUNETTO, M. A.; PEREIRA, G. T.; LOUREIRO, B. A.; FERREIRA, C. S.; GOMES, M. O. S.; CARCIOFI, A. C.. Predictive formulas for food base excess and urine pH estimations of cats. ANIMAL FEED SCIENCE AND TECHNOLOGY, v. 182, n. 1-4, p. 82-92, . (07/08301-9, 07/53491-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
JEREMIAS, Juliana Toloi. Relação entre o excesso de bases do alimento e o PH urinário de gatos. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal Jaboticabal.