Busca avançada
Ano de início
Entree

Distribuição espacial e áreas de risco para a co-infecção TH/HIV no município de Ribeirão Preto, SP (2006)

Processo: 07/57516-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2008
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2010
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem
Pesquisador responsável:Tereza Cristina Scatena Villa
Beneficiário:Maria Eugênia Firmino Brunello
Instituição Sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Enfermagem em saúde pública   Georreferenciamento   Coinfecção   Tuberculose   HIV   AIDS   Ribeirão Preto (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aids/Hiv | Co-Infeccao | Enfermagem | Georreferenciamento | Saude Publica | Tuberculose

Resumo

Analisar por meio de técnica do georreferenciamento, a relação entre a ocorrência da co- infecção TB/ HIV em determinada base territorial e as condições de vida desta população no município de Ribeirão Preto - SP. METODOLOGIA: A população de estudo será de indivíduos co-infectados de TB / HIV, residentes em Ribeirão Preto- SP, no período de 2006. Trata-se de um estudo descritivo onde serão classificados os coeficientes de co-infecção TB/ HIV, com base nas notificações de TB. As estimativas populacionais serão obtidas pelo DATASUS (departamento de informática do Sistema único de Saúde); os indicadores epidemiológicos por meio do EPITB (sistema de notificação de TB no estado de São Paulo). Através do censo 2000 (IBGE- instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) serão obtidos os dados sócio-econômicos da população do município escolhido. Os casos serão georreferenciados por meio do software ArcInfo, da Esri (2004). Tal software permite um sistema de arruamentos inteligentes, tendo por referência a faixa de numeração predial de cada eixo de logradouro (numeração inicial e final) com a interpolação numérica, possibilitando a localização dos casos de co-infecção TB/ HIV pelo endereço. A obtenção dos mapas digitais contendo os indicadores de incidência, relacionados às condições de vida na área urbana do município será possível a partir do georreferenciamento que consistirá na incorporação dos casos de tuberculose do Sistema de Informações Geográficas (SIG), utilizando o software ARCINFO/ARCHIVIEW (ESRI). Os casos de TB georreferenciados serão agrupados à malha dos setores censitários em cada um dos períodos analisados, por meio do programa Mapinfo Professional, versão 6.5. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARIA EUGÊNIA FIRMINO BRUNELLO; FRANCISCO CHIARAVALLOTI NETO; RICARDO ALEXANDRE ARCÊNCIO; RUBIA LAINE DE PAULA ANDRADE; GABRIELA TAVARES MAGNABOSCO; TEREZA CRISTINA SCATENA VILLA. Áreas de vulnerabilidade para co-infecção HIV-aids/TB em Ribeirão Preto, SP. Revista de Saúde Pública, v. 45, n. 3, p. 556-563, . (07/57516-8)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BRUNELLO, Maria Eugênia Firmino. Distribuição espacial e áreas de risco para a co-infecção TB/HIV no município de Ribeirão Preto - SP (2006). 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.