Busca avançada
Ano de início
Entree

Resposta de eosinófilos humanos à infecção causada pelo Paracoccidioides brasiliensis

Processo: 08/05552-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2008
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2012
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunologia Aplicada
Pesquisador responsável:Maria Heloisa Souza Lima Blotta
Beneficiário:Fernanda Gambogi Braga Amarante
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Moléculas de adesão celular   Doenças transmissíveis   Citocinas   Quimiotaxia   Eosinófilos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:citocinas | desgranulação | eosinófilos | Moléculas de adesão | Paracoccidioimicose (PCM) | quimiotaxia | Doenças infecciosas

Resumo

A paracoccidioidomicose (PCM), causada pelo fungo dimórfico Paracoccidioides brasiliensis, pode ser classificada em duas formas clínicas principais: a forma adulta (FA) com evolução de caráter crônico, acometendo principalmente os pulmões, pele e mucosa e a forma juvenil (FJ) caracterizada pelo acometimento do sistema fagocítico-mononuclear, mais grave e de evolução mais rápida. A resposta imunológica dos pacientes com PCM, principalmente aqueles com as formas mais graves, se caracteriza por alta produção de citocinas do tipo Th2 como IL-4, IL-5, IL-10 e TGF-² e baixa produção de IL-2 e IFN-³, resposta imunológica celular deprimida, evidenciada por teste de hipersensibilidade do tipo tardio (HTT) negativo e proliferação linfocitária deficiente a antígenos do fungo. Adicionalmente, vários trabalhos mostraram a ocorrência de um número elevado de eosinófilos no sangue periférico de pacientes com a FJ da PCM, que retorna a valores normais após o tratamento antifúngico. A correlação positiva entre o número de eosinófilos e a produção de IL-4, IL-5 e de anticorpos das classes IgE e IgG4 nas formas mais graves da doença sugere que estas células possam ter um papel relevante na resposta do hospedeiro ao fungo. Neste contexto o presente trabalho tem por objetivo investigar a resposta de eosinófilos de doadores sadios ao fungo P. brasiliensis e compará-la a resposta de pacientes com a forma juvenil da PCM frente aos mesmos estímulos. Também será avaliada a participação dos eosinófilos nas lesões causadas por este fungo em pacientes com a forma juvenil e adulta da PCM.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BRAGA, FERNANDA GAMBOGI; RUAS, LUCIANA PEREIRA; PEREIRA, RICARDO MENDES; LIMA, XINAIDA TALIGARE; ANTUNES, EDSON; MAMONI, RONEI LUCIANO; SOUZA LIMA BLOTTA, MARIA HELOISA. Functional and phenotypic evaluation of eosinophils from patients with the acute form of paracoccidioidomycosis. PLoS Neglected Tropical Diseases, v. 11, n. 5, . (08/05552-3)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
AMARANTE, Fernanda Gambogi Braga. Avaliação da capacidade funcional de eosinófilos do sangue periférico de pacientes com a forma juvenil da paracoccidioidomicose. 2012. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas Campinas, SP.