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Controle de tráfego em área cultivada com cana-de-açúcar

Processo: 08/09232-3
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2009
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2011
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Engenharia Agrícola - Engenharia de Água e Solo
Pesquisador responsável:Zigomar Menezes de Souza
Beneficiário:Zigomar Menezes de Souza
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia Agrícola (FEAGRI). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Cana-de-açúcar  Física do solo  Controle de tráfego  Micromorfologia do solo  Manejo do solo  Solos 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Atributos Físicos do Solo | cana-de-açúcar | controle de tráfego | Manejo do solo | Micromorfologia do solo | Solos

Resumo

Com a adoção da colheita mecanizada no sistema de manejo da cana-de-açúcar surge a preocupação da compactação do solo e seus efeitos danosos nos atributos físicos, químicos e biológicos do solo com reflexos na produtividade da cultura. Porém, uma recente técnica de manejo da mecanização agrícola denominada de controle de tráfego representa uma alternativa interessante para o cultivo de cana-de-açúcar, pois separa as zonas de tráfego das zonas em que há crescimento das plantas, concentrando a passagem de pneus em linhas delimitadas, podendo diminuir substancialmente a compactação do solo. Portanto, o presente trabalho tem como objetivo estudar as alterações nos atributos físicos e biológicos do solo produzido pelo controle de tráfego (aumento de bitola e utilização de piloto automático) em área cultivada com cana-de-açúcar. O projeto será desenvolvido em área cultivada com cana-de-açúcar com os seguintes tratamentos: 1- cana-de-açúcar com colheita mecanizada tradicional (testemunha - sem controle de tráfego); 2- cana-de-açúcar com corte mecanizado (sistema de cana crua com controle de tráfego - aumento de bitola); 3- cana-de-açúcar com corte mecanizado (sistema de cana crua com controle de tráfego - piloto automático). Os atributos físicos do solo avaliados serão: análise granulométrica, curva de retenção, densidade do solo, estabilidade de agregados, porosidade do solo, resistência do solo à penetração e Intervalo Hídrico Ótimo nas profundidades de 0,00-0,10 m, 0,10-0,20 m e 0,20-0,30 m. A estrutura do solo também será avaliada por meio de análise micromorfológica e tomografia computadorizada, quantificando as modificações na porosidade do solo, na forma e na orientação dos poros. Na cultura será avaliado o abalo de soqueira, a qualidade do caldo e produtividade por meio de uma balança específica para pesagem de veículo. Para análise estatística será utilizado um experimento trifatorial (Tratamentos x Pontos de Coleta x Profundidade) com parcelas subsubdivididas no delineamento em blocos ao acaso. Os resultados das análises físicas e biológicas serão submetidos à análise de variância e teste de Tukey ao nível de 5% de probabilidade para a comparação de médias. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GUSTAVO SOARES DE SOUZA; ZIGOMAR MENEZES DE SOUZA; REGINALDO BARBOZA DA SILVA; RONNY SOBREIRA BARBOSA; FERNANDO SILVA ARAÚJO. Controle de tráfego e seu efeito na qualidade física do solo e no cultivo da cana-de-açúcar. Revista Brasileira de Ciência do Solo, v. 38, n. 1, p. 135-146, . (08/09232-3)