Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização dos mecanismos de ação de duas classes de proteínas indutoras de necrose (CPs e NLPs), presentes em fungos do gênero Moniliophthora, patogênicos de cacau

Processo: 08/50995-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2008
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2012
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Molecular e de Microorganismos
Pesquisador responsável:Gonçalo Amarante Guimarães Pereira
Beneficiário:Gustavo Henrique Alcalá Zaparoli
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Vassoura-de-bruxa   Fungos   Cacau   Moniliophthora
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ceratoplatanina | Elicitoes | Moniliophthora Perniciosa | Moniliophthora Roreri | Nlp | Vassoura-De-Bruxa

Resumo

M. perniciosa e M. roreri são fungos basidiomicetos hemibiotróficos que causam doenças devastadoras em cacau, Vassoura-de-Bruxa e Monília-do-Cacau, respectivamente. M. perniciosa ataca meristemas e frutos em desenvolvimento enquanto M. roreri é capaz de infectar unicamente frutos. Os sintomas de necrose que aparecem em frutos infectados por ambos os patógenos são similares. Análise de sequências dos genomas de M. perniciosa e M. roreri revelam a existência de genes codificadores para proteínas elicitoras capazes de induzir necrose em plantas. Foram encontradas no genoma de M. perniciosa cinco sequências codificando proteínas com alta similaridade a proteínas indutoras de necrose, homólogas a membros das famílias Cerato-platanina (CP) e três homólogas a NEP-1 like proteins (NLPs). Um representante da família CP (MpCP1) assim como dois membros das NLPs (MpNEPI e MpNEP2) foram expressos em E. coli mostrando ter capacidade de induzir necrose em folhas de tabaco e cacaueiro. O perfil de necrose causado pelas proteínas MpCP1 e MpNEPs é diferente, mas quando aplicadas em conjunto apresentam um efeito de sinergia semelhante ao encontrado em plantas naturalmente infectadas pelo fungo. Análises do genoma de M. roreri mostram a presença de dois genes semelhantes às CPs, mas nenhuma cópia semelhante às NLPs. O presente projeto almeja a compreensão dos mecanismos de ação de proteínas indutoras de necrose das classes CPs e NLPs, encontradas nos genomas de M. perniciosa e M. roreri, através da expressão e estudo de atividade das proteínas puras. O estudo dos mecanismos de atuação dessas duas classes de proteínas auxiliará a compreensão do modo de atuação desses fungos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ZAPAROLI, GUSTAVO; DE OLIVEIRA BARSOTTINI, MARIO RAMOS; DE OLIVEIRA, JULIANA FERREIRA; DYSZY, FABIO; PEREIRA LIMA TEIXEIRA, PAULO JOSE; BARAU, JOAN GRANDE; GARCIA, ODALYS; COSTA-FILHO, ANTONIO JOSE; BERTELI AMBROSIO, ANDRE LUIS; GUIMARAES PEREIRA, GONCALO AMARANTE; et al. The Crystal Structure of Necrosis- and Ethylene-Inducing Protein 2 from the Causal Agent of Cacao's Witches' Broom Disease Reveals Key Elements for Its Activity. BIOCHEMISTRY, v. 50, n. 45, p. 9901-9910, . (10/51891-4, 10/51884-8, 08/50995-0, 09/50119-9)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ZAPAROLI, Gustavo Henrique Alcalá. Caracterização dos mecanismos de ação de duas classes de proteínas indutoras de necrose (CPs e NLPs), presentes em fungos do gênero Moniliophthora, patogênicos do cacau. 2012. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia Campinas, SP.