Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos de diferentes métodos de treinamento físico no sistema nervoso autônomo e na disfunção metabólica em um modelo experimental de síndrome metabólica

Processo: 08/51525-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2008
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2010
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:Rogerio Brandão Wichi
Beneficiário:Jacqueline Freire Machi
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde. Universidade São Judas Tadeu (USJT). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Síndrome metabólica   Sistema nervoso autônomo   Treinamento físico   Frutose
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Frutose | Sindrome Metabolica | Sistema Nervoso Autonomo | Treinamento Fisico

Resumo

Resultados preliminares obtidos por nosso grupo estão demonstrando que a caminhada, uma prática comum que vem sendo adotada na clínica médica, pode não trazer os mesmos benefícios que um treinamento físico (TF) com controle e ajuste de intensidade para o tratamento das disfunções metabólicas e cardiovasculares encontradas em um modelo experimental de síndrome metabólica (SM). Assim, o presente estudo pretende avaliar os efeitos crônicos de diferentes programas de treinamento físico no sistema nervoso autônomo e na disfunção metabólica de um modelo experimental de SM. Serão utilizados 4 grupos (Controle, Frutose, TF Controlado e TF não Controlado). Ratos machos Wistar receberão D-frutose durante 18 semanas. O TF será iniciado após 9ª semana de tratamento com frutose e será realizado por 8 semanas (60 minutos/dia, 5 vezes/semana). No TF Controlado os animais serão submetidos à corrida com intensidade controlada (50-60 % da velocidade máxima alcançada no teste de esforço). No TF Não Controlado (FTNC) os animais serão submetidos à caminhada com carga constante de 0,3 Km/h até o final do protocolo. Serão avaliados: glicemia; triglicérides, resistência à insulina, pressão arterial e freqüência cardíaca, sensibilidade dos pressorreceptores; tônus simpático e parassimpático; variabilidade da freqüência cardíaca e da pressão arterial; índice da modulação parassimpática e simpática. Os dados obtidos serão transformados em média e erro padrão para estudo estatístico. Serão considerados diferentes valores de p≤0,05. Os resultados obtidos por este trabalho poderão contribuir para melhor entendimento na prescrição de exercício físico no tratamento dos distúrbios cardiovasculares e metabólicos decorrentes da SM. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MACHI, JACQUELINE F.; BERNARDES, NATHALIA; MOSTARDA, CRISTIANO; MORAES-SILVA, IVANA CINTHYA; IRIGOYEN, MARIA CLAUDIA; DE ANGELIS, KATIA; WICHI, ROGERIO B.. Walking promotes metabolic and baroreflex sensitivity improvement in fructose-fed male rats. EUROPEAN JOURNAL OF APPLIED PHYSIOLOGY, v. 113, n. 1, p. 41-49, . (08/51525-8, 07/57595-5)