Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo de inibicao do complexo nadph oxidase por apocinina em celulas fagociticas: papel da mieloperoxidase.

Processo: 08/53458-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2009
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2011
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Enzimologia
Pesquisador responsável:Valdecir Farias Ximenes
Beneficiário:Ana Carolina de Almeida
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:04/12860-5 - Efeitos antiflamatórios de metoxi-catecóis e sua metabolização por leucócitos: correlação entre estrutura molecular e inibição da ativação do complexo NADPH-oxidase, AP.JP
Assunto(s):Granulócitos   NADPH oxidase   Monócitos   Peroxidase   Apocinina
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Apocinina | Granulocitos | Hl-60 | Mieloperoxidase | Monocitos | Nadph Oxidase

Resumo

NADPH oxidase é um complexo multienzimático que uma vez ativado resulta na produção de ânion superóxido, o qual é o precursor de diversas espécies reativas de oxigênio (EROs) como peróxido de hidrogênio, radical hidroxila, oxigênio singlete, peroxinitrito e, através da ação catalítica da mieloperoxidase (MPO), ao ácido hipocloroso. A produção excessiva de EROs é prejudicial aos tecidos adjacentes e é a base de diversas doenças inflamatórias. Apocinina é um metoxi-catecol utilizado como inibidor do complexo NADPH oxidase em muitos modelos experimentais envolvendo células fagociticas e um protótipo promissor para o desenvolvimento de uma nova série de drogas anti-inflamatórias não esteroidais. A apocinina é uma pró-droga que é convertida, por oxidação mediada por peroxidase, em um dímero que apresenta maior capacidade anti-inflamatória que a apocinina em si. Em neutrófilos, a MPO é a responsável pela oxidação da apocinina quando essas células são ativadas. Monócitos possuem grânulos positivos para MPO, mas em menor concentração que os neutrófilos. O papel da apocinina em células não-fagocíticas é controverso, assim como a sua necessidade de oxidação pela MPO. Nosso objetivo é avaliar o papel da MPO sobre o efeito inibitório da apocinina determinando a extensão da inibição do sistema NADPH oxidase provocado pela apocinina e por seu dímero (diapocinina, que será sintetizada neste projeto) em células com diferentes concentrações de MPO. Para isso utilizaremos células HL-60 diferenciadas em neutrófilos e monócitos, e as técnicas de quimiluminescência e HPLC para determinação de superóxido. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE ALMEIDA, ANA CAROLINA; MARQUES, OTAVIO CABRAL; ARSLANIAN, CHRISTINA; CONDINO-NETO, ANTONIO; XIMENES, VALDECIR F.. 4-Fluoro-2-methoxyphenol, an apocynin analog with enhanced inhibitory effect on leukocyte oxidant production and phagocytosis. European Journal of Pharmacology, v. 660, n. 2-3, p. 445-453, . (08/53458-6)