Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo comparativo dos efeitos do ginkgo biloba e panax ginseng sobre aspectos morfologicos reprodutivos de machos e femeas wistar

Processo: 08/53809-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2008
Data de Término da vigência: 31 de março de 2009
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia
Pesquisador responsável:Isabel Cristina Cherici Camargo
Beneficiário:Luciana Barg Kuntze
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Ginkgo biloba   Ovário   Testículo   Reprodução   Histologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ginkgo Biloba | Histologia | Ovarios | Panax Ginseng | Reproducao | Testiculos

Resumo

O uso de plantas medicinais para tratamento, cura e prevenção de doenças tem sido cada vez mais freqüente em todo o mundo. Neste contexto, extratos de Panax ginseng e Ginkgo biloba são amplamente utilizados com diferentes objetivos, inclusive como afrodisíacos, muito embora sejam restritos os relatos quanto aos seus respectivos efeitos na reprodução masculina e feminina. Assim, o projeto visa avaliar os efeitos de P. ginseng e G. biloba na estrutura histológica das gônadas masculina e feminina de ratos, bem como avaliar a fertilidade e os produtos da gestação resultantes do acasalamento entre matrizes tratadas e machos controles. Ratos machos (n=18) e fêmeas (n=36) da linhagem Wistar, sexualmente maduros, serão aleatoriamente distribuídos em três grupos experimentais: a) controle (solução fisiológica 0,9%); b) tratado com extrato aquoso de P. ginseng (200 mg/kg de peso vivo); c) tratado com extrato a quoso de G. biloba (120 mg/kg de peso vivo). Os tratamentos experimentais serão efetuados por via oral (gavage), duas vezes ao dia, durante 15 dias consecutivos. Ao final do período de tratamento, os machos (n=18) e as fêmeas (n=18) serão sacrificados para coleta do trato reprodutivo e as gônadas serão preparadas através de rotina histológica usual, para análise em microscopia de luz. As Fêmeas restantes (n=18), serão acasaladas com machos não tratados e sacrificadas no 19ª dia de gestação para avaliação do desempenho reprodutivo em cada grupo experimental. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
L.B. KUNTZE; A.K. KONDO; B.T.S. BEZERRA; T. PINTO; I.C.C. CAMARGO. Estudo comparativo dos efeitos do extrato de Ginkgo biloba L. e Panax ginseng C.A. Meyer na reprodução de ratos machos e fêmeas Wistar. Revista Brasileira de Plantas Medicinais, v. 14, n. 1, p. 34-42, . (08/53809-3)