Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de nanoemulsões de óleo de arroz (Oriza sativa) para o tratamento de dermatite atópica e psoríase

Processo: 09/01922-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2009
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2011
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia - Farmacotecnia
Pesquisador responsável:Pedro Alves da Rocha Filho
Beneficiário:Daniela Spuri Bernardi
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Cosmetologia   Dermatite atópica   Óleo de arroz   Psoríase   Nanoemulsão
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:dermatite atópica | Nanoemulsão | oleo de arroz | Psoríase | Cosmetologia

Resumo

Nanoemulsões consistem em emulsões que possuem tamanho de glóbulos na faixa de 20 a 500nm e devido ao seu pequeno tamanho, possuem aparência transparente e são cineticamente estáveis contra a sedimentação ou cremeação. Tem sido amplamente estudadas em formulações de uso tópico por aumentar a permeação cutânea de ativos; facilitarem a utilização destas nanoemulsões em diferentes tipos de formulações por seu reduzido tamanho de partículas; possuírem propriedades físicas compatíveis com a pele e auxiliar na redução da perda transepidérmica de água, entre outros. Com isso, possibilitam o desenvolvimento de formulações para o tratamento de diversas doenças da pele, como dermatite atópica e psoríase.A dermatite atópica e a psoríase são doenças crônicas, recidivas e pruríticas. Possuem uma condição dermatológica conhecida como pele seca, sendo que a pele acometida por essas patologias apresentam a função de barreira da pele comprometida. Entre as doenças inflamatórias manifestadas na infância, a dermatite atópica é a que apresenta o maior número de incidência; entre 10 a 15%. A psoríase, afeta de 1 a 2% da população, caracterizando-se por uma inflamação cutânea crônica e de rápida renovação celular.Esse projeto tem a finalidade de produzir nanoemulsões com óleo de arroz (Oryza sativa), o qual possui propriedade antioxidante e hidratante podendo auxiliar na manutenção e recuperação da função de barreira da pele. Também devido à estimulação das glândulas sebáceas, o gama orizanol presente no óleo pode aumentar a quantidade de sebo endógeno e desse modo auxiliar no tratamento das dermatites secas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BERNARDI, DANIELA S.; PEREIRA, TATIANA A.; MACIEL, NAIRA R.; BORTOLOTO, JOSIANE; VIERA, GISELY S.; OLIVEIRA, GUSTAVO C.; ROCHA-FILHO, PEDRO A.. Formation and stability of oil-in-water nanoemulsions containing rice bran oil: in vitro and in vivo assessments. JOURNAL OF NANOBIOTECHNOLOGY, v. 9, . (09/01922-3, 09/05774-9, 08/10382-0, 09/07817-7, 10/09618-9)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BERNARDI, Daniela Spuri. Desenvolvimento de nanoemulsão de óleo de arroz como adjuvante no tratamento de dermatite atópica e psoríase. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.