Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização Sensora de Nanoestruturas de Óxido de Estanho

Processo: 09/13491-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2010
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2012
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:Marcelo Ornaghi Orlandi
Beneficiário:Pedro Henrique Suman
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:06/56836-6 - Estudo do crescimento e caracterização de materiais semicondutores unidimensionais nanoestruturados puros e dopados, AP.JP
Assunto(s):Óxido de estanho   Materiais nanoestruturados
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Caracterização sensora | Nanomateriais | Óxido de Estanho | Nanomateriais

Resumo

Nos últimos anos o entusiasmo pelo estudo de materiais nanoestruturados vem permitindo que esta seja uma das áreas de maior evolução científica. Vários métodos de síntese (i.e. fase vapor, hidrotermal, template, sol-gel, sputtiring, etc.) foram utilizados para obter as mais diversas composições de nanomateriais cada qual com suas vantagens e desvantagens. O estudo das propriedades desses materiais também caminha em passos largos e os resultados mostram que existem muitas vantagens em se utilizar materiais nanoestruturados. Entretanto, ainda restam questões abertas e o interesse científico nesta área não se findará tão breve. O estudo de materiais semicondutores, em especial cerâmicas, também se destaca devido ao grande número de possíveis aplicações. Entre esse materiais o SnO2 é um material interessante pois pode ser utilizado desde sensores para gases (em que alta porosidade é desejada por aumentar a área de superfície) até varistores e eletrodos para células combustíveis (nestes casos com o auxílio de dopantes). Neste projeto serão sintetizadas nanoestruturas de óxido de estanho a partir da fase vapor e suas propriedades sensoras (tanto para gases quanto para radiação) serão estudadas. Resultados do nosso grupo de pesquisa mostram que o controle da atmosfera de síntese permite obter nanomateriais de óxido de estanho crescidos na fase SnO ou SnO2. O SnO2 é um material muito estudado, mas o SnO ainda foi pouco explorado, e desta forma desejamos estudar as respostas desses materiais como sensores de gases e de radiação ultravioleta. Os materiais sintetizados serão caracterizados por difração de raios X, microscopia eletrônica de varredura e de transmissão (MEV e MET), medidas UV-Vis, caracterização sensora para resposta como sensores de gás e de radiação. Ao final do projeto espera-se compreender os mecanismos de crescimento dos materiais sintetizados e conhecer melhor suas propriedades sensoras pensando em possíveis aplicações tecnológicas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SUMAN, P. H.; FELIX, A. A.; TULLER, H. L.; VARELA, J. A.; ORLANDI, M. O.. Comparative gas sensor response of SnO2, SnO and Sn3O4 nanobelts to NO2 and potential interferents. SENSORS AND ACTUATORS B-CHEMICAL, v. 208, p. 122-127, . (09/13491-7, 10/51959-8)
SUMAN, P. H.; LONGO, E.; VARELA, J. A.; ORLANDI, M. O.. Controlled Synthesis of Layered Sn3O4 Nanobelts by Carbothermal Reduction Method and Their Gas Sensor Properties. Journal of Nanoscience and Nanotechnology, v. 14, n. 9, p. 6662-6668, . (06/56836-6, 09/13491-7)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SUMAN, Pedro Henrique. Caracterização de nanoestruturas de óxido de estanho como sensores de gás. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências. Bauru Bauru.