Busca avançada
Ano de início
Entree

Influencia da dose de energia na microdureza e na qualidade da interface de uniao de restauracoes adesivas realizadas em preparos de classe ii com composito a base de silorano.

Processo: 09/53660-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2010
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2011
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Pesquisador responsável:Paulo Henrique Perlatti D'Alpino
Beneficiário:Janaina Bechtold
Instituição Sede: Pró-Reitoria Acadêmica. Universidade Bandeirantes (UNIBAN). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Polimerização   Resistência de união (odontologia)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Compositos De Resina | Interface Adesiva | Polimerizacao | Resistencia De Uniao | Siloranos

Resumo

Apesar da constante evolução dos materiais restauradores odontológicos no que tange as propriedades físico-mecânicas dos compósitos bem como em relação à qualidade das ligações adesivas proporcionados pela permeação dos sistemas de união principalmente no substrato dentinário, as restaurações adesivas ainda falham clinicamente devido às condições adversas que podem ocorrer no ambiente oral. O objetivo deste projeto é realizar experimentos laboratoriais que avaliem a viabilidade e durabilidade do uso da um novo sistema restaurador que constitui-se de um compósito comercial com baixa contração, à base de silorano, associado a um sistema de união auto-condicionante. Os sistemas auto-condicionantes têm mostrado uma menor discrepância na relação dentina desmineralizada / infiltrada, e, portanto as fibrilas de colágenos expostas seriam menos susceptíveis à degradação por ação de metaloproteinases presentes na dentina ou na saliva. Além disso, as tensões em menor intensidade formadas durante a polimerização dos siloranos seriam compensadas pelo comportamento visco-elástico do material restaurador ou da estrutura dentária, sem que houvesse a criação de fendas. Os experimentos propostos investigarão a qualidade mecânica e estrutural de restaurações realizadas em dentes humanos in vitro que serão avaliados em curto e médio prazo. A hipótese a ser testada considera que as restaurações adesivas constituídas por este novo sistema comercial podem se tomar mais estáveis por apresentarem uma interface de união formada por um sistema de união auto-condicionante associado a um compósito de baixa contração de polimerização. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PERLATTI D'ALPINO, PAULO HENRIQUE; BECHTOLD, JANAINA; DOS SANTOS, PRISCILA JAQUES; BRUSCHI ALONSO, ROBERTA CAROLINE; DI HIPOLITO, VINICIUS; SILIKAS, NICK; RODRIGUES, FLAVIA PIRES. Methacrylate- and silorane-based composite restorations: Hardness, depth of cure and interfacial gap formation as a function of the energy dose. Dental Materials, v. 27, n. 11, p. 1162-1169, . (09/53797-8, 09/53660-2)