Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao da funcao dos eicosanoides no desenvolvimento e na progressao das neoplasias cerebrais.

Processo: 10/51999-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2011
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica
Pesquisador responsável:Alison Colquhoun
Beneficiário:Alison Colquhoun
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Ácidos graxos  Glioma  Eicosanoides 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Acidos Graxos | Eicosanoides | Glioma | Meningeoma

Resumo

Os principais objetivos deste projeto são de elucidar o envolvimento dos lípides bioativos da família dos eicosanóides no controle da proliferação e migração de células tumorais de glioma. Serão obtidos dados sobre os perfis de produção de eicosanóides de gliomas de rato e humano. Depois serão analisadas as mudanças neste perfil de síntese de eicosanóides na presença de ácido gama-linolênico. A identificação de eicosanóides alterados com este tratamento poderá apontar para eicosanóides específicos com efeito antitumoral em glioma. Estes dados terão valor para futuros estudos em gliomas humanos onde a inibição da produção de certas espécies de eicosanóides poderá ter potencial terapêutico, inibindo proliferação e migração tumoral e/ou endotelial e induzindo processos apoptóticos nas células tumorais. Quando levado em consideração o fato de que inibidores de COX2 têm riscos intrínsicos, como um aumento na ocorrência de infarto do miocárdio em pacientes, p.ex. Vioxx e Prexige, a identificação de novos alvos antitumorais do metabolismo dos eicosanóides tem importância especial por possivelmente envolver menos risco para pacientes acometidos com glioma. A análise do perfil de expressão das principais proteínas do metabolismo de eicosanóides e do perfil de seus produtos em tumores cerebrais poderá identificar alvos importantes para um tratamento mais individualizado. Além disso, o projeto poderá ainda identificar fatores prognósticos para a progressão e reincidência do tumor. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PANAGOPOULOS, ALEXANDROS THEODOROS; GOMES, RENATA NASCIMENTO; ALMEIDA, FERNANDO GONCALVES; SOUZA, FELIPE DA COSTA; ESTEVES VEIGA, JOSE CARLOS; NICOLAOU, ANNA; COLQUHOUN, ALISON. The prostanoid pathway contains potential prognostic markers for glioblastoma. Prostaglandins & Other Lipid Mediators, v. 137, p. 52-62, . (15/08777-0, 10/51999-0)