Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao do potencial de biossurfactantes de microbiota originada de reservatorios de petroleo para biorremediacao.

Processo: 10/52247-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2011
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2014
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Molecular e de Microorganismos
Pesquisador responsável:Valeria Maia Merzel
Beneficiário:Bruna Martins Dellagnezze
Instituição Sede: Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas (CPQBA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Paulínia , SP, Brasil
Assunto(s):Biossurfactantes   Metagenômica   Biorremediação   Petróleo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biorremediacao | Biossurfactantes | Metagenomica | Petroleo

Resumo

Muitos estudos relatam a grande diversidade de micro-organismos provenientes de reservatórios de petróleo, incluindo termofílicos, redutores de sulfato, redutores de ferro e manganês, metanogênicos e fermentativos. A capacidade de muitos destes microorganismos para degradação de compostos poluentes, como hidrocarbonetos, organoclorados ou metais pesados, também é mencionada. Diversas atividades do setor petroleiro, tais como exploração, produção, refino e distribuição podem resultar em acidentes com vazamentos de óleo para o meio ambiente, os quais acarretam sérios danos ambientais, sociais e econômicos. Aliado a isto, em função de ineficiência, elevado custo e complexidade operacional dos tratamentos existentes no momento, o uso da biorremediação para remoção de compostos orgânicos resultantes das atividades do setor petroleiro tem atraído bastante atenção nos últimos anos. A atividade de degradação de hidrocarbonetos do petróleo pelos micro-organismos pode, em muitos casos, ser potencializada quando aliada à aplicação de biossurfactantes, uma vez que esses polímeros contribuem para a solubilização do óleo, aumentando as taxas de degradação. O objetivo da presente proposta é avaliar o potencial de biossurfactantes produzidos por linhagens de bactérias e clones fosmidiais de bibliotecas metagenômicas provenientes de reservatórios brasileiros de petróleo, para aplicação em processos de biorremediação em água do mar. Ensaios empregando microcosmos de água do mar contaminados com petróleo bruto em diferentes concentrações e condições serão realizados. A atividade de degradação do petróleo bruto pelos micro-organismos, isoladamente ou em consórcios, será investigada através de análises de CG-EM, possibilitando a seleção de linhagens de bactérias e/ou clones metagenômicos com melhor eficiência. A análise da expressão de genes funcionais de degradação será avaliada através das técnicas de PCR em tempo real e microarrays de DNA. Estudos envolvendo biorremediação são de grande relevância, uma vez que podem resultar em uma alternativa efetiva para a descontaminação de ambientes impactados e contribuir para o desenvolvimento sustentável. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
HIDALGO, KELLY J.; SIERRA-GARCIA, ISABEL N.; DELLAGNEZZE, BRUNA M.; DE OLIVEIRA, VALERIA MAIA. Metagenomic Insights Into the Mechanisms for Biodegradation of Polycyclic Aromatic Hydrocarbons in the Oil Supply Chain. FRONTIERS IN MICROBIOLOGY, v. 11, p. 20-pg., . (17/16611-0, 10/52247-1, 11/14501-6)
DELLAGNEZZE, B. M.; VASCONCELLOS, S. P.; ANGELIM, A. L.; MELO, V. M. M.; SANTISI, S.; CAPPELLO, S.; OLIVEIRA, V. M.. Bioaugmentation strategy employing a microbial consortium immobilized in chitosan beads for oil degradation in mesocosm scale. Marine Pollution Bulletin, v. 107, n. 1, p. 107-117, . (10/52247-1)