Busca avançada
Ano de início
Entree

Fatores indutores e supressores da eritropoiese em caninos doentes renais crônicos.

Processo: 11/08601-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2011
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2015
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:Áureo Evangelista Santana
Beneficiário:Sofia Borin Crivellenti
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):13/00027-6 - Estágio de pesquisa junto à the Ohio State University, Estados Unidos, BE.EP.DR
Assunto(s):Hematologia veterinária   Insuficiência renal crônica   Cães
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cães | doença renal crônica | eritropoiese | Hematologia veterinária

Resumo

Recentemente, foi verificado num ensaio conduzido pelo grupo de estudos em hematologia veterinária, da FCAV/Unesp, após devida correlação dos achados de mielograma e hemograma, que as alterações hematológicas periféricas e centrais comportaram-se de distintas formas nos diferentes estádios da doença renal crônica (DRC) canina. A partir daí, e buscando verticalizar o entendimento dos mecanismos que governam o surgimento da anemia normocítica normocrômica, em cães doentes renais crônicos, é que se concebeu este ensaio com o fito de avaliar, no soro sanguíneo, alguns importantes fatores indutores e supressores da eritropoiese. Para tal, 40 cães serão distribuídos em quatro grupos experimentais, sendo um grupo controle (GC) constituído por cães hígidos (n=10) e outros três, por cães portadores de DRC nos estádios 2, 3 e 4 segundo classificação da IRIS (2009), nomeadamente grupos DRC2 (n=10), DRC3 (n=10) e DRC4 (n=10). Serão colhidas amostras de sangue periférico e central e urina, para realização do hemograma, reticulocitometria, mielograma, urinálise, análises bioquímico-séricas e urinárias, e dosagens séricas de paratormônio, eritropoietina, interleucina 1 (IL-1), interleucina 3 (IL-3), fator de necrose tumoral alfa (TNF-±) e interferon gama (IFN-³). Considera-se que os níveis séricos encontrados para os fatores supressores e indutores da eritropoiese possibilitarão, não somente, melhor entendimento da gênese da anemia encontrada habitualmente em cães com DRC, mas contribuirão sobremaneira para a instituição de protocolos terapêuticos mais eficazes na busca da recomposição da celularidade medular, em caninos portadores de DRC.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CRIVELLENTI, LEANDRO Z.; BORIN-CRIVELLENTI, SOFIA; FERTAL, KRISTI L.; CONTIN, CATARINA M.; MIRANDA, CAROLINE M. J.; SANTANA, AUREO E.. Occult gastrointestinal bleeding is a common finding in dogs with chronic kidney disease. VETERINARY CLINICAL PATHOLOGY, v. 46, n. 1, p. 132-137, . (09/52230-4, 11/08601-8)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CRIVELLENTI, Sofia Borin. Fatores indutores e supressores da eritropoiese em caninos doentes renais crônicos. 2015. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal Jaboticabal.