Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação de saúde dos trabalhadores de um Hospital Geral de São José dos Campos-SP

Processo: 12/04088-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2012
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem Médico-cirúrgica
Pesquisador responsável:Josiane Lima de Gusmão
Beneficiário:Josiane Lima de Gusmão
Instituição Sede: Centro de Pós-Graduação e Pesquisa. Universidade de Guarulhos (UNG). Guarulhos , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Arlete Silva ; Marina Borges Teixeira
Assunto(s):Saúde do trabalhador  Pessoal de saúde  Hospitais  Condições de trabalho  Doenças cardiovasculares  Fatores de risco  Morbidade 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Condições de trabalho | Fatores de Risco Cardiovascular | Morbidade | Saúde Ocupacional | Risco cardiovascular; saúde do trabalhador

Resumo

Os trabalhadores da área da saúde enfrentam condições insalubres em seus ambientes de trabalho e, além dos riscos ocupacionais inerentes à profissão, estão expostos às doenças cardiovasculares, aspecto pouco estudado em nosso meio. Sendo assim, este estudo tem por objetivo avaliar as condições de saúde dos trabalhadores de um hospital público, geral e de grande porte. Para tanto, serão incluídos 883 trabalhadores de um hospital localizado em São José dos Campos (SP) que tenham vínculo empregatício, com regime de CLT ou Estatutário, idade igual ou superior a 18 anos, que saibam ler e escrever e concordem em participar da pesquisa, assinando o TCLE. Para a coleta de dados, a ser realizada em 2 etapas, serão utilizados 9 instrumentos: características sócio-demográficas, morbidade referida e fatores de risco, avaliação do estresse, identificação de distúrbio de uso de álcool (AUDIT), avaliação do conhecimento da doença e tratamento, avaliação da adesão, atitudes frente à tomada dos remédios, exames físico e laboratorial, e escore de risco cardiovascular de Framingham. Na etapa 1 os trabalhadores serão sorteados e, então, convidados a participar do estudo. Os pesquisadores entregarão os questionários a serem respondidos e agendarão uma data para a realização dos exames clínicos e laboratoriais. Na etapa 2, os voluntários serão orientados a realizar a coleta de sangue na data agendada e, após, serão feitas as medidas de pressão arterial e antropométrica e instalada a Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial de 24 horas. Em posse dos resultados dos exames físico e laboratorial, será feita a avaliação do risco cardiovascular, de acordo com o Score de Framinghan. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERIATO, KATIA TIZATO; DE GUSMAO, JOSIANE LIMA; SILVA, ARLETE; DOS SANTOS, CECILIA ANGELITA; FERRERA PEREIRA, RENAN SALLAZAR; AMENDOLA, FERNANDA. Adesão ao tratamento anti-hipertensivo em trabalhadores de um Hospital Geral. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 71, n. 4, p. 1875-1882, . (12/04088-7)