Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise do perfil metabólico de leishmanioses por RMN

Processo: 12/12847-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2012
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2016
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Luiz Alberto Colnago
Beneficiário:Paulo Falco Cobra
Instituição Sede: Embrapa Instrumentação Agropecuária. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA). Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Brasil). São Carlos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):15/02534-8 - Aplicações de metabômica em RMN em problemas biomédicos, BE.EP.DR
Assunto(s):Metaboloma   Leishmaniose   Ressonância magnética nuclear
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise espectroscópica por RMN | Leishmaniose | Metaboloma | metabonoma | Ressonância Magnética Nuclear

Resumo

O estudo de sistemas biológicos de maneira holística (biologia de sistemas) vem se tornando uma necessidade para fornecer descrições qualitativas e quantitativas das propriedades emergentes do sistema como um todo. Dentre desses, estão os estudos de perfil metabólico, denominado de metaboloma e metabonoma. A espectroscopia de ressonância magnética nuclear (RMN) é uma das principais técnicas usadas no estudo de perfil metabólico pois é uma técnica quantitativa, altamente reprodutível e não-seletiva. Assim, o objetivo desse projeto de doutorado será a análise do perfil metabolômico e metabonômico dos agentes causadores da leishmaniose, a Leishmania major Friedling e L. donovani, por Ressonância Magnética Nuclear. A leishmaniose é uma doença causada por protozoários flagelados, do gênero Leishmania, da família Trypanosomatidae, transmitido através da picada de mosquito palha flebotomíneos. Possui duas principais variações: a Leishmaniose visceral e a cutânea. A Organização Mundial de Saúde estima que 350 milhões de pessoas se encontrem em áreas com risco de contrair alguma forma de leishmaniose, 12 milhões estão atualmente infectadas e 1,6 milhões de novas infecções ocorrem a todo ano.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GANDHI, N. N.; COBRA, P. F.; STEELE, J. L.; MARKLEY, J. L.; RANKIN, S. A.. Lactobacillus demonstrate thiol-independent metabolism of methylglyoxal: Implications toward browning prevention in Parmesan cheese. JOURNAL OF DAIRY SCIENCE, v. 101, n. 2, p. 968-978, . (12/12847-5, 15/02534-8)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
COBRA, Paulo Falco. Aplicações de ressonância magnética nuclear em estudos metabolômicos de processos biológicos. 2016. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Química de São Carlos (IQSC/BT) São Carlos.