Busca avançada
Ano de início
Entree

Identificação de Atividades em Câmeras de Vigilância Flexível ao Contexto

Processo: 12/20738-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2013
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2015
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Metodologia e Técnicas da Computação
Pesquisador responsável:Hélio Pedrini
Beneficiário:Marlon Fernandes de Alcantara
Instituição Sede: Instituto de Computação (IC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:11/22749-8 - Desafios em visualização exploratória de dados multidimensionais: novos paradigmas, escalabilidade e aplicações, AP.TEM
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:identificação de ações | identificação de atividades | processamento de vídeos | sistemas de vigilância | Processamento Gráfico

Resumo

Sistemas de vigilância são empregados em várias áreas de aplicação, cujas especificidades tornam complexa as tarefas de modelagem e implementação. Os sistemas de vigilância podem ser classificados em relação ao uso da tecnologia ou ao modo de operação. A identificação automática de ações e atividades é uma das alternativas a serem empregadas em sistemas de vigilância. Enquanto a identificação de ações busca determinar um padrão de movimentação de um indivíduo, a identificação de atividades busca estabelecer uma semântica que interliga uma sequência de ações e uma interação entre indivíduos ou objetos. As técnicas mais presentes na literatura nos últimos cinco anos utilizam classificadores por movimento e classificadores espaço-temporais para identificação das ações e modelos gráficos, sintáticos ou baseados em inteligência para identificação de atividades. Diante deste cenário, este trabalho propõe o desenvolvimento de um sistema de identificação de atividades flexível ao contexto em que é aplicado, utilizando como base um sistema de identificação de ações e um modelo estatístico-hierárquico que estabelece a relação entre as ações e as atividades. Os resultados serão avaliados de forma quantitativa utilizando bases públicas ou próprias por meio da análise dos valores de taxa de acerto e tempo resposta do sistema, e serão avaliados de forma qualitativa por meio da análise subjetiva de um operador do sistema.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE ALCANTARA, MARLON FERNANDES; MOREIRA, THIERRY PINHEIRO; PEDRINI, HELIO; FLOREZ-REVUELTA, FRANCISCO. Action identification using a descriptor with autonomous fragments in a multilevel prediction scheme. SIGNAL IMAGE AND VIDEO PROCESSING, v. 11, n. 2, p. 325-332, . (11/22749-8, 12/20738-1)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ALCANTARA, Marlon Fernandes de. Identificação de ações humanas em vídeos utilizando descritor de fragmentos autônomos e predição multinível. 2015. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Computação Campinas, SP.