Busca avançada
Ano de início
Entree

Tratamento da tuberculose: análise do percurso do portador da doença pelo sistema de serviços de saúde

Processo: 12/51819-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2013
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2016
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem de Saúde Pública
Pesquisador responsável:Tereza Cristina Scatena Villa
Beneficiário:Maria Eugênia Firmino Brunello
Instituição Sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Terapia diretamente observada   Tratamento   Assistência ambulatorial   Tuberculose   Serviços de saúde
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Assistencia Ambulatorial | Servicos De Saude | Terapia Diretamente Observada | Tratamento | Tuberculose

Resumo

O presente estudo é parte integrante de um projeto multicêntrico que será realizado no Sul, Sudeste e Nordeste do Brasil e tem como objetivo analisar o percurso do portador de tuberculose durante o tratamento no sistema de serviços de saúde. Trata-se de um estudo exploratório com abordagem quantitativa, que será realizado em Ribeirão Preto- SP. A população do estudo constituir-se-á de portadores de tuberculose notificados e residentes no município que finalizaram o tratamento em 2010 e 2011, exceto os pacientes institucionalizados no sistema prisional e menores de 18 anos. A pesquisa será realizada por meio da coleta de dados secundários no sistema de notificação estadual (TBWEB) para os registros sócio- demográficos, clínicos e epidemiológicos; e no sistema de prontuários eletrônicos municipal, (Hygia-WEB) no qual será possível verificar os serviços de saúde que atenderam o paciente, os exames solicitados, bem como os profissionais que atenderam. Os indicadores elaborados serão analisados de acordo com as dimensões Demanda, Recursos, Processos/Produtos e Resultados. Será utilizada a técnica de estatística descritiva para análise dos dados, além da elaboração de fluxogramas para visualização do percurso do portador de tuberculose ao longo do tratamento e a aplicação da Análise Fatorial de Correspondência Múltipla para verificar a associação entre os indicadores elaborados e as variáveis sócio-demográficas e clínicas dos pacientes. Espera-se que o estudo possa contribuir com gestores, coordenadores de programas de controle da tuberculose e profissionais de saúde, na compreensão da importância de um sistema de informação, como ferramenta para planejar a assistência do caso de TB, eliminando barreiras na articulação entre os níveis de atenção. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARIA EUGENIA FIRMINO BRUNELLO; MARIA FERNANDA SIMIELE-BECK; NATHALIA HALAX ORFÃO; ANNELIESE DOMINGUES WYSOCKI; GABRIELA TAVARES MAGNABOSCO; RUBIA LAINE DE PAULA ANDRADE; ALINE APARECIDA MONROE; ALINE ALE BERALDO; TEREZA CRISTINA SCATENA VILLA. Atuação da enfermagem na atenção a uma condição crônica (tuberculose): análise de fontes secundárias. Rev. Gaúcha Enferm., v. 36, p. 62-69, . (12/51819-7)