Busca avançada
Ano de início
Entree

Construindo uma análise comparativa para o fronteamento românico: um estudo de caso sobre a história do francês

Processo: 13/24637-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2014
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2014
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Histórica
Pesquisador responsável:Charlotte Marie Chambelland Galves
Beneficiário:Aroldo Leal de Andrade
Supervisor: Marie Labelle
Instituição Sede: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Université du Québec à Montréal (UQÀM), Canadá  
Vinculado à bolsa:11/19235-2 - A Emergência da Construção de Topicalização no Português Europeu, BP.PD
Assunto(s):Sintaxe   Língua francesa   Pragmática
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Construções marcadas | língua francesa | pragmática | Sintaxe | Sintaxe Diacrônica

Resumo

O projeto tem como objetivo estudar o uso de construções de fronteamento (Topicalização, Deslocamento à Esquerda e seus subtipos) na história do francês. Esse objetivo surge do interesse maior de construir uma análise comparativa para a evolução diacrônica de construções marcadas face à evolução diacrônica de construções marcadas na história das línguas românicas. A partir de pesquisa anterior empreendida no âmbito do projeto de pós-doutorado e do estado da arte sobre o tema, considera-se como um importante guia a necessidade de reunir evidências empíricas que possam caracterizar a interface entre sintaxe e discurso em períodos de linguagem que antecedem a mudança para uma gramática não-V2 e, posteriormente, para uma gramática que permite apenas o Deslocamento à esquerda. Para isso, nos propomos a analisar duas bases de dados a serem coletadas e classificadas no âmbito desta pesquisa: a Base de Dados A, que incluirá frases com construções de fronteamento do século 13 até o século 16; e a Base de Dados B, que será composta por pelo menos um trecho de um texto narrativo anotado de acordo com as propostas da Teoria de Representação do Discurso Segmentado (SDRT em inglês). A análise final deve integrar os resultados quantitativos e qualitativos obtidos a partir de cada uma das etapas mencionadas. A hipótese específica é que as línguas que perderam a topicalização passaram por um período V2 diferente daquele representado pelo português médio, e que tal diferença pode estar na origem da diferença entre manter uma estratégia de fronteamento sem retomada (como em Português) ou perdê-la (como em outras línguas românicas). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE ANDRADE, AROLDO. Aboutness Topics in Old and Middle French: A corpus-based study on the fate of V2. CANADIAN JOURNAL OF LINGUISTICS-REVUE CANADIENNE DE LINGUISTIQUE, v. 63, n. 2, p. 194-220, . (13/24637-8, 12/06078-9)