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As práticas corporais junto à natureza na obra de Georges Hébert e sua recepção no Brasil nas primeiras décadas do século XX

Processo: 14/16989-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2014
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2017
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Carmen Lucia Soares
Beneficiário:Carolina Nascimento Jubé
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):História da educação física   Educação física   Exercício físico
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação do Corpo | Georges Hébert | Método Natural | natureza | práticas corporais | História da Educação Física

Resumo

Muito tem sido feito sobre a obra de Hébert na França, mas pouco se investigou a respeito dos impactos do seu Método Natural no Brasil, onde os métodos ginásticos franceses lograram sucesso inquestionável. Este projeto trata da recepção da obra de Hébert em nosso país, levando em consideração as apropriações brasileiras das séries de exercícios completos e utilitários por ele propostos. Dentre as nossas principais fontes, destacam-se, além da obra de Hébert (1905-1948), os artigos da Revista "Educação Physica" (1932-1945), o Regulamento no 7 (1934) e os livros e artigos de Azevedo (1916), Penna (1921), Rangel Sobrinho (1930), Bonorino (1931), Kretzschmar (1932), Marinho (1943; 1953) e Miranda (1945). Por meio de uma análise extensiva dos autores supracitados, e considerando-se mais recentemente os trabalhos de Delaplace (1995;1999; 2000; 2005), Soares (2001; 2003); Soares, Gleyse e Dalben (2013) e objetiva-se analisar e compreender as práticas corporais junto à natureza, bem como suas apropriações na primeira metade do século XX. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JUBE, CAROLINA NASCIMENTO; DALBEN, ANDRE. Amid Progress and Wilderness: Early Reception of Georges Hebert's Naturist Ideas in Brazil During the First Half of the Twentieth Century. INTERNATIONAL JOURNAL OF THE HISTORY OF SPORT, v. 34, n. 14, SI, p. 1541-1562, . (14/16989-4)
JUBE, CAROLINA NASCIMENTO; DALBEN, ANDRE. Amid Progress and Wilderness: Early Reception of Georges Hebert's Naturist Ideas in Brazil During the First Half of the Twentieth Century. INTERNATIONAL JOURNAL OF THE HISTORY OF SPORT, v. 34, n. 14, p. 22-pg., . (14/16989-4)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
JUBÉ, Carolina Nascimento. Educação, educação física e natureza na obra de Georges Hébert e sua recepção no Brasil (1915-1945). 2017. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Campinas, SP.