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Consumo da alimentação oferecida nas escolas públicas brasileiras e sua relação com fatores sociodemográficos e práticas alimentares: resultados da pesquisa nacional de saúde do escolar 2012

Processo: 15/14881-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2015
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2017
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Nutrição - Análise Nutricional de População
Pesquisador responsável:Daniel Henrique Bandoni
Beneficiário:Daniel Henrique Bandoni
Instituição Sede: Instituto de Saúde e Sociedade (ISS). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Baixada Santista. Santos , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Daniela Silva Canella
Assunto(s):Comportamento alimentar  Alimentação coletiva  Alimentação escolar  Escolas  Consumo de alimentos  Epidemiologia nutricional 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:alimentação coletiva | Alimentação escolar | comportamento alimentar | consumo alimentar | escola | Epidemiologia Nutricional

Resumo

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é um dos mais antigos programas do Brasil na área de segurança alimentar e nutricional, com abrangência nacional, atende todos os alunos matriculados em escolas públicas do país. Neste contexto, deve ser ofertada uma alimentação saudável e adequada, com alimentos variados, seguros, de acordo com a faixa etária e o estado de saúde, de forma a contribuir para o crescimento e o desenvolvimento dos alunos. Portanto, é fundamental que os escolares consumam as refeições ofertadas. Objetivos: avaliar o consumo regular da alimentação oferecida nas escolas públicas do Brasil e seus fatores associados e analisar as práticas alimentares dos alunos que consomem a alimentação escolar, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PENSE). Material e métodos: serão utilizados os dados da PENSE realizada em 2012, com alunos de escolas públicas do 9.º ano do Ensino Fundamental, de todas as capitais brasileiras e Distrito Federal e de municípios não capitais. Serão analisadas as características sociodemográficas e as práticas alimentares dos estudantes. Para análise dos dados será realizada a caracterização dos estudantes em relação às características sociodemográficas, de suas rotinas alimentares e analisadas as frequências de práticas alimentares. Para avaliar a diferença entre os alunos que consomem e não consomem a refeição na escola será realizado o teste de qui-quadrado de Pearson. Para as análises de associação entre consumir alimentação na escola e características sociodemográficas serão realizados testes univariados e múltiplos por meio de regressão de Poisson e as análises de associação entre as práticas alimentares e consumir alimentação na escola, ajustado pelas características sociodemográficas, serão realizadas por meio da regressão multinomial. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LOCATELLI, NATHALIA TAROSSI; CANELLA, DANIELA SILVA; BANDONI, DANIEL HENRIQUE. Positive influence of school meals on food consumption in Brazil. NUTRITION, v. 53, p. 140-144, . (15/14881-4)
NATHÁLIA TAROSSI LOCATELLI; DANIELA SILVA CANELLA; DANIEL HENRIQUE BANDONI. Fatores associados ao consumo da alimentação escolar por adolescentes no Brasil: resultados da PeNSE 2012. Cadernos de Saúde Pública, v. 33, n. 4, . (15/14881-4)
JEAN MENDES DE LUCENA VIEIRA; NATHÁLIA TAROSSI LOCATELLI; ELISANGELA DA COSTA LIMA; DANIELA SILVA CANELLA; MARCELO GERARDIN POIROT LAND; DANIEL HENRIQUE BANDONI; MIRIAM VENTURA; HELENA LUTESCIA LUNA COELHO. Fatores associados ao consumo da alimentação escolar por adolescentes no Brasil: resultados da PeNSE 2012. Cadernos de Saúde Pública, v. 33, n. 5, . (15/14881-4)