Busca avançada
Ano de início
Entree

Latas de alumínio para bebidas: influência do ácido, de íons catalisadores e ingredientes no processo de corrosão

Processo: 15/25796-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2016
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2018
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Tecnologia de Alimentos
Pesquisador responsável:Beatriz Maria Curtio Soares
Beneficiário:Beatriz Maria Curtio Soares
Instituição Sede: Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL). Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). Secretaria de Agricultura e Abastecimento (São Paulo - Estado). Campinas , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Silvia Tondella Dantas
Assunto(s):Embalagens de alimentos  Latas de alumínio  Bebidas  Refrigerantes  Alumínio  Corrosão 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:corrosão por pite | Embalagem metálica | Interação bebida x embalagem | Embalagens para Alimentos

Resumo

A corrosão em latas de alumínio é um problema de grande relevância econômica, ambiental e de segurança na indústria de bebidas e ocorre durante a estocagem, movimentação e transporte. No entanto, há poucos estudos na literatura que avaliem seu desenvolvimento e suas causas. Ocorre principalmente nas embalagens que acondicionam produtos com características agressivas, tais como as bebidas ácidas. Em geral ocorre de forma rápida e crítica, comprometendo um grande número de embalagens e resultando em grande impacto financeiro ao setor de embalagem e bebida, além do problema de desperdício de alimentos, água e energia. A maioria dos estudos de corrosão em ligas de alumínio avalia a influência dos teores de cloretos, porém esses estudos não avaliam as ligas utilizadas na fabricação de embalagens para alimentos. O objetivo principal deste trabalho é estudar o fenômeno de corrosão em latas de alumínio de duas peças destinadas ao acondicionamento de bebidas. Outro objetivo do trabalho é identificar os produtos de corrosão formados, de forma a compreender o fenômeno de corrosão envolvido e assim identificar meios de minimizar a problemática em questão. Serão estudadas em duas etapas diferentes concentrações de íons catalisadores da corrosão do alumínio (Cl-, Fe+2), assim como ingredientes (antocianinas e quinino) utilizados na fabricação de refrigerantes e que podem contribuir para o processo de corrosão. Na primeira etapa será avaliada a capacidade das diferentes substâncias em promover o processo de corrosão. Com base nos resultados obtidos, a segunda etapa realizará estudo da cinética de corrosão das soluções mais críticas. Ao final do projeto, espera-se que os resultados obtidos possibilitem um melhor entendimento do desenvolvimento do processo de corrosão de latas de alumínio e que possam colaborar na definição de parâmetros seguros para fabricação, acondicionamento, manuseio, transporte e comercialização de bebidas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SOARES, DANILLO S.; BOLGAR, GIOVANA; DANTAS, SILVIA T.; AUGUSTO, PEDRO E. D.; SOARES, BEATRIZ M. C.. Interaction between aluminium cans and beverages: Influence of catalytic ions, alloy and coating in the corrosion process. FOOD PACKAGING AND SHELF LIFE, v. 19, p. 56-65, . (15/25796-8)