Busca avançada
Ano de início
Entree

A abordagem da nova retórica para os estudos de gêneros: desenvolvendo cursos críticos de inglês para fins acadêmicos

Processo: 16/06589-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2016
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2017
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Aplicada
Pesquisador responsável:Solange Aranha
Beneficiário:Bruna Gabriela Augusto Marçal Vieira
Supervisor: Charles Bazerman
Instituição Sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: University of California, Santa Barbara (UC Santa Barbara), Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:15/11088-1 - EAP crítico para brasileiros pós-graduandos em Ciêcia da Computação: contribuindo para o letramento acadêmico dos alunos em dois gêneros, BP.DR
Assunto(s):Ensino e aprendizagem   Ensino de língua estrangeira   Aprendizagem de língua estrangeira   Retórica   Ciência da computação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:análise e ensino de gêneros | Ciência da Computação | comunidade discursiva | Nova Retórica | sistema de atividade | Sistema de Gênero | Ensino e Aprendizagem de Línguas

Resumo

Este projeto apresenta uma justificativa para a realização de um estágio de pesquisa no exterior (BEPE) durante a pesquisa de doutorado intitulada EAP crítico para brasileiros pós-graduandos em Ciência da Computação: contribuindo para o letramento acadêmico dos alunos em dois gêneros, financiada pela FAPESP (processo 2015/11088-1). EAP crítico (Benesch, 2001) é um dos ramos de realização da abordagem de ensino de línguas para fins específicos, a qual prega a necessidade de se abordar, durante as aulas, questões sociais, culturais e políticas relacionadas à comunicação em ambientes acadêmicos específicos. A abordagem da Nova Retórica para a análise e o ensino de gêneros aparece como uma possível ferramenta metodológica para o desenho de cursos de EAP crítico, uma vez que oferece uma metodologia detalhada para investigar o contexto de uso dos gêneros, bem como as relações intra e inter genéricas as quais realizam atividades sociais, definem papéis sociais e disseminam ideologias em comunidades discursivas específicas. Os objetivos deste projeto são 1) aprofundar os estudos e o entendimento sobre a abordagem da Nova Retórica para gêneros; e 2) analisar, sob a supervisão de um especialista na teoria - Professor Doutor Charles Bazerman - os usos que membros brasileiros da comunidade discursiva formada por estudantes e pesquisadores em Ciência da Computação fazem da língua inglesa para publicar seus resultados de pesquisa. Para tanto, a participação em aulas, seminários e grupos de pesquisa do Professor Bazerman será necessária, bem como a investigação do sistema de atividades de publicação acadêmica dessa comunidade, a fim de identificar o sistema de gênero que realiza tal atividade. Ademais, padrões textuais de resumos e introduções de artigos científicos em Ciência da Computação serão analisados, a fim de verificar como esses textos linguisticamente realizam seu trabalho no sistema. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BRUNA GABRIELA AUGUSTO MARÇAL VIEIRA. Tecnologias da Informação e Comunicação na análise contextual da situação-alvo: aprimorando o desenho de cursos de CEAP online em países em desenvolvimento. DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, v. 39, n. 4, . (15/11088-1, 16/06589-4)