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Inovações tecnológicas e mudanças em padrões locacionais de atividades de comércio e serviços: estudo sobre a configuração da centralidade em Ribeirão Preto - SP

Processo: 16/06856-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2016
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2018
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Geografia - Geografia Humana
Pesquisador responsável:Arthur Magon Whitacker
Beneficiário:Letícia Aparecida Dias Carli
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:11/20155-3 - Lógicas econômicas e práticas espaciais contemporâneas: cidades médias e consumo, AP.TEM
Assunto(s):Cidades médias   Produção do espaço urbano   Geografia urbana   Inovações tecnológicas   Ribeirão Preto (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Centralidade intraurbana | Cidades Médias | densidade informacional | Inovações tecnológicas | produção do espaço urbano | Ribeirão Preto - SP | Geografia Urbana

Resumo

Tomando como recorte de análise a cidade média paulista de Ribeirão Preto, pretendemos analisar como inovações tecnológicas e mudanças nos padrões locacionais das empresas comerciais e de serviços resultam em alterações na estruturação urbana e na centralidade intraurbana, tanto quanto decorrem destes processos. Consideramos que a centralidade não é definida pela localização, mas pelas articulações entre as localizações, sendo expressas por relações e interações espaciais. Assim, o papel dos fluxos na dispersão e polarização das ações é o que determina a centralidade (WHITACKER, 2003). A partir do meio técnico-científico informacional as técnicas instalam uma nova dinâmica, tornando a disseminação da informação um fator chave para as empresas, reforçando, assim, a troca de fluxos materiais e imateriais, que se tornam justapostos. Desta forma, visamos a análise da centralidade num duplo processo de localização: a) concentração de atividades e uso e ocupação do solo (componente quantitativo e qualitativo) e a densidade informacional (componente qualitativo e quantitativo), por meio de um Índice de Densidade Informacional para os estabelecimentos comercias e de serviços (WHITACKER, 2003) que, em nosso caso, será composto por indicadores como o uso de processos comerciais ligados à informática, teleinformática e divulgação em redes sociais da internet (Facebook, Twitter e Pinterest) e aplicativos (Instagram e Whatsapp) que reúnem pessoas com variados interesses, sendo uma vitrine virtual e importante ferramenta de marketing; b) numa dupla e complementar perspectiva analítica: a densidade do território (SANTOS, 1996); e a densidade informacional das empresas. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CARLI, Letícia Aparecida Dias. Inovações tecnológicas e mudanças em padrões locacionais de atividades de comércio e serviços: estudo sobre a configuração da centralidade intraurbana em Ribeirão Preto (SP). 2019. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Tecnologia. Presidente Prudente Presidente Prudente.