Busca avançada
Ano de início
Entree

Comparação das medidas refratométricas através da utilização de photoscreener e da refratometria objetiva

Processo: 16/06960-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2016
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2018
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Nilza Minguini
Beneficiário:Nilza Minguini
Instituição Sede: Hospital de Clínicas (HC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Keila Miriam Monteiro de Carvalho
Assunto(s):Crianças  Oftalmologia  Ambliopia 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ambliopia | crianças | Photoscreener | photoscreening | Rastreio visual | Oftalmologia

Resumo

A ambliopia é uma importante causa de redução visual em todo o mundo. O objetivo dos testes de rastreio visual é detectar fatores de risco ambliogênicos e, assim, levar à instituição de tratamento precoce com possibilidade de alcançar melhores resultados visuais. No atual cenário de rastreio visual, os photoscreeners se destacam como instrumentos práticos, portáteis e rápidos, que requerem a mínima cooperação das crianças durante a avaliação e que, portanto, são dispositivos eficazes para detectar os fatores de risco relacionados à ambliopia, especialmente em crianças pequenas e pouco colaborativas. Atualmente, a Academia Americana de Pediatria estimula o desenvolvimento de estudos que avaliem a eficácia, a validade dos resultados e o custo do uso desses instrumentos como técnicas de rastreio e que, se possível, proponham estratégias viáveis de prevenção de ambliopia com o emprego dessas novas tecnologias. Se comprovado que os métodos de photoscreening podem oferecer precisão de resultados comparável aos testes convencionais realizados manualmente, esses poderiam se consolidar como método de escolha para programas de triagem em crianças entres 6 meses e 3 anos de idade. Como na literatura existem trabalhos que avaliam resultados de tais equipamentos, mas foram obtidos de populações pediátricas com faixas etárias variadas, esse projeto inovador se destina à avaliar a precisão do aparelho de photoscreener em relação à métodos convencionais de triagem visual em crianças com idade entre 6 meses e 3 anos completos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JULIANA ALBANO DE GUIMARÃES; NILZA MINGUINI; KEILA MIRIAM MONTEIRO DE CARVALHO. Comparação de medidas refratométricas obtidas com autorrefrator portátil e métodos convencionais de refração em escolares. Rev. bras.oftalmol., v. 83, . (16/06960-4)