Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência da biodegradação por biofilme cariogênico de S.mutans nas propriedades físico-mecânicas de compósitos bulk fill

Processo: 16/18720-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2017
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2018
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Andréia Bolzan de Paula
Beneficiário:Jéssica Rodrigues Camassari
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Resinas compostas   Streptococcus mutans
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biodegração ambiental | Resina Composta | Streptococcus mutans | Materiais Dentários

Resumo

Objetivo: Avaliar a influência da degradação por meio do biofilme de S. mutans nas propriedades físico-mecânicas de compósitos Bulk Fill. Materiais e Métodos: Os compósitos utilizados neste estudo serão: Filtek Bulk-Fill (FBF), Tetric Evo-Ceram Bulk-Fill (TEC), EverX Posterior (EXP) e Filtek Z350. Serão confeccionadas 80 amostras circulares com dimensões de 5mm de diâmetro x 2mmde espessura utilizadas nos ensaios de rugosidade de superfície (Ra) e dureza (KHN); 40 amostras com dimensões de 8mm de diâmetro x 4mm de espessura para ensaio de Brilho (UG) e 80 amostras em forma de barra(25mm de comprimento x2mm de largura x2mm de espessura) para o ensaio de resistência à flexão (RF).Após 24 horas de armazenamento em estufa a 37°C, todas as amostras serão polidas, distribuídas em 4 grupos (n=10) e submetidas inicialmente aos ensaios de Ra, KHN, UG e RF.As amostras utilizadas nos ensaio de Ra, KHN e UG,e novas amostras para o teste de RF serão esterilizadas com óxido de etileno. Todas as amostras serão submetidas à degradação biológica por S. mutans durante 7 dias. No final do período experimental as amostras serão lavadas em ultrassom durante 10 minutos para posterior reavaliação de Ra, KHN, UG e RF. Amostras representativas de cada grupo (n=3) antes e após a biodegradação serão avaliadas em microscópio eletrônico de varredura (MEV). Os dados serão avaliados quanto à normalidade pelo teste de Kolmogorov- Smirnov (p>0,02). Em seguida, os dados serão submetidos à análise de variância de dois fatores (material e degradação)com medidas repetidas para os ensaios de dureza, rugosidade e brilho,e análise de variância de dois fatores para o ensaio de flexão seguidos pelo teste Tukey (5%). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JESSICA RODRIGUES CAMASSARI; LOURENÇO CORRER-SOBRINHO; AMÉRICO BORTOLAZZO CORRER; JULIA PUPPIN-RONTANI; RAFAEL NOBREGA STIPP; REGINA MARIA PUPPIN-RONTANI; ANDREIA BOLZAN DE PAULA. Physical-Mechanical Properties of Bulk Fill Composites Submitted to Biodegradation by Streptococcus mutans. Brazilian Dental Journal, v. 31, n. 4, p. 431-439, . (16/18720-8)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CAMASSARI, Jéssica Rodrigues. Influência da biodegradação por biofilme cariogênico de S. mutans nas propriedades fisicos mecânicas de compósitos Bulk Fill. 2018. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Odontologia de Piracicaba Piracicaba, SP.