Busca avançada
Ano de início
Entree

Nós e os nossos nós: impactos da articulação entre literatura e audiovisual para o processo ensino-aprendizagem no ensino médio

Processo: 17/00367-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Ensino Público
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2017
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2019
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Denise Stefanoni Combinato
Beneficiário:Waldirene Pinto de Macedo
Instituição Sede: Divisão de Ciências Fundamentais (IEF). Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Ministério da Defesa (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:14/50841-4 - Nós e os nossos nós: uma proposta interdisciplinar para o ensino médio através da literatura e audiovisual, AP.EP
Assunto(s):Ensino médio   Ensino e aprendizagem   Literatura   Recursos audiovisuais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:audiovisual | Ensino Médio | formação humana integral | Literatura | Literatura e audiovisual no processo ensino-aprendizagem

Resumo

Considerando as finalidades do Ensino Médio (EM) de promover, além da compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos, o aprimoramento do educando como ser humano, incluindo a formação ética, a autonomia intelectual e o pensamento crítico, o objetivo geral desta pesquisa é investigar se há e quais são os impactos da articulação da arte literária com o audiovisual no processo ensino-aprendizagem; e os objetivos específicos são: 1) compreender como se dá a participação dos alunos e dos professores nas atividades de ensino que articulem arte literária com audiovisual e 2) analisar as consequências da articulação da arte literária com o audiovisual no comportamento de estudo (engajamento nas atividades de estudo). O projeto fundamenta-se nos princípios teórico-metodológicos da pedagogia histórico-crítica e psicologia sócio-histórica. O público-alvo são alunos vinculados a turmas regulares de EM de uma Escola Estadual de São José dos Campos/SP. Serão planejadas e desenvolvidas atividades orientadas pela articulação entre arte literária e audiovisual, especialmente nas áreas de Língua Portuguesa e Artes. Espera-se, através do trabalho interdisciplinar e da ênfase na linguagem literária e audiovisual, garantir o engajamento do aluno nas atividades de estudo; assim como despertar a compreensão da necessidade da pesquisa como princípio pedagógico na Educação Básica e reforçar a indissociabilidade do ensino-pesquisa-extensão e o compromisso social da Universidade com a Educação Básica. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DIEGO P. DOS SANTOS; DANIEL GRASSESCHI. NANOMATERIAIS PLASMÔNICOS: PARTE II. QUÍMICA DE COORDENAÇÃO DE SUPERFÍCIE E SUA APLICAÇÃO EM SENSORES E CATALISADORES. Química Nova, v. 43, n. 10, p. 1482-1499, . (16/21070-5, 17/00367-2)
DANIEL GRASSESCHI; DIEGO P. DOS SANTOS. NANOMATERIAIS PLASMÔNICOS: PARTE I. FUNDAMENTOS DA ESPECTROSCOPIA DE NANOPARTÍCULAS E SUA RELAÇÃO COM O EFEITO SERS. Química Nova, v. 43, n. 10, p. 1463-1481, . (16/21070-5, 17/00367-2)