Busca avançada
Ano de início
Entree

O último stanislávski em ação: tradução e análise das experiências do Estúdio de Ópera e Arte Dramática (1935 - 1938)

Processo: 17/13050-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2017
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2018
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Teatro
Pesquisador responsável:Elena Vássina
Beneficiário:Diego Fernandes Garcia Moschkovich
Supervisor: Vadim Shcherbakov
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: State Institute for Art Studies, Rússia  
Vinculado à bolsa:16/14345-8 - O último Stanislavski em ação: tradução e análise das experiências do estúdio de opera e arte dramática (1935 - 1938), BP.MS
Assunto(s):Produção teatral   Representação (artes)   Ópera   Tradução   Rússia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cultura Russa | Stanislavski | Teaoria Teatral | teatro russo | Tradução | Teatro Russo

Resumo

O renomado ator e pedagogo teatral Konstantin Stanislávski (1863 - 1938) manteve, em sua casa, o Estúdio de Ópera e Arte Dramática, sob os auspícios do Ministério da Cultura da URSS entre os anos 1935 e 1938, ano de sua morte. O Estúdio ficou conhecido por ter gerado o "método das ações físicas" - a última e menos conhecida das abordagens pedagógicas de Stanislávski - assim como por ter sido um período onde o diretor russo realizou uma revolução radical em seu entendimento do trabalho e das práticas do ator. A pesquisa O Último Stanislávski em Ação: Tradução e Análise das Experiências do Estúdio de Ópera e Arte Dramática (1935 - 1938) se concentra sobre a exploração do trabalho do diretor nesse período específico, assim como na tradução de documentos originais para o português. Desde 2016 encontramos obstáculos consideráveis durante nossa tentativa de acessar o material original sobre o trabalho de Stanislávski no Estúdio, já que a maior parte dele se encontra nos Arquivos do Museu do Teatro de Arte de Moscou, e jamais foi publicada. Assim, esse projeto tem por objetivo uma pesquisa de estágio de quatro meses na Rússia, com a intenção de pesquisar, selecionar e traduzir os estenogramas, manuscritos e diários inéditos guardados nos arquivos do referido museu. O aspecto inovador deste projeto está no ineditismo, mesmo em língua russa, da publicação dos materiais pesquisados. Dessa forma, acreditamos que sua realização trará importante contribuição para os campos de estudo da prática teatral, do teatro russo e da cultura russa no Brasil. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas (4)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MOSCHKOVICH, DIEGO. Approaching Stanislavski's work at the Opera-Dramatic Studio. Part 1.. STANISLAVSKI STUDIES, v. 8, n. 2, p. 14-pg., . (16/14345-8, 17/13050-7)
MOSCHKOVICH, DIEGO. Approaching Stanislavski's work at the Opera-Dramatic Studio: part 2. STANISLAVSKI STUDIES, v. 9, n. 1, p. 15-pg., . (16/14345-8, 17/13050-7)
MOSCHKOVICH, DIEGO. Approaching Stanislavski's work at the Opera-Dramatic Studio: part 2. STANISLAVSKI STUDIES, . (16/14345-8, 17/13050-7)