Busca avançada
Ano de início
Entree

Cotas de gênero, representação feminina e políticas de defesa dos direitos das mulheres na América Latina

Processo: 17/16734-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2017
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2019
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Ciência Política - Políticas Públicas
Pesquisador responsável:Diego Sanches Corrêa
Beneficiário:Vanilda Souza Chaves
Instituição Sede: Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas (CECS). Universidade Federal do ABC (UFABC). Ministério da Educação (Brasil). Santo André , SP, Brasil
Assunto(s):Gêneros (grupos sociais)   Mulheres   Política (ciências sociais)   Representação política   América Latina
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:América Latina | Cotas de gênero | representação política feminina | Políticas de defesa dos direitos das mulheres

Resumo

Este projeto de pesquisa tem o objetivo de analisar os fatores associados à eficácia das leis de cotas de gênero na política para: 1- aumentar a representação feminina nas câmaras legislativas e 2- produzir leis e políticas públicas de defesa dos interesses difusos das mulheres. Para alcançar este objetivo, o projeto propõe a aplicação de métodos mistos, isto é, a combinação de técnicas de análise quantitativa e qualitativa, com foco nos países latino-americanos. Na abordagem quantitativa, construiremos um banco de dados de representação política feminina, com informações para todas as legislaturas de dezenove países latino-americanos entre 1990 e 2017 sobre: proporção de cadeiras ocupadas por mulheres, características das leis de cotas vigentes, aprovação de leis de defesa dos direitos das mulheres, além de fatores institucionais, sociais e econômicos considerados relevantes. A associação entre as variáveis será estimada com técnicas de regressão múltipla. A análise qualitativa focará em um caso latino-americano representativo de alta eficácia da lei de cotas e um caso representativo de baixa eficácia, a serem identificados após a construção do banco de dados, para compreendermos mais detalhadamente os mecanismos que condicionam esta eficácia. Dado que muitos países latino-americanos adotaram leis de cotas femininas muito recentemente, este projeto trará à luz evidências de casos ainda pouco explorados pela literatura para aumentar o nosso entendimento sobre os determinantes da eficácia deste tipo de legislação, tendo em vista os objetivos comumente enunciados pelos legisladores que a propõem. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CORREA, DIEGO SANCHES; CHAVES, VANILDA SOUZA. Gender quotas and placement mandates in open and closed lists: Similar effects, different mechanisms. ELECTORAL STUDIES, v. 66, . (17/16734-4)