Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da fertirrigação e de polímero fertiliberador na cultura do tomate Grape a partir do manejo por sensores de capacitância e reflectometria no domínio do tempo (TDR)

Processo: 17/25610-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2018
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2018
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Engenharia Agrícola - Engenharia de Água e Solo
Pesquisador responsável:Claudinei Fonseca Souza
Beneficiário:Maria Eduarda Stochi Conchesqui
Instituição Sede: Centro de Ciências Agrárias (CCA). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Araras , SP, Brasil
Assunto(s):Mercado agrícola   Irrigação agrícola   Umidade do solo   Fertirrigação   Polímeros condutores   Sensores   Índice de área foliar   Folhas de planta   Tomate
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Irrigação | Manejo de irrigação | Polímeros de liberação controlada | Tdr | Tomate Grape | Umidade do solo | Irrigação

Resumo

A falta de alternativas eficientes para a fertilização em ambientes protegidos que não causem a salinização do solo como é o caso da fertirrigação é evidente, por conta destas novas tecnologias são apresentadas para suprir as necessidades do mercado agrícola. O objetivo deste trabalho é testar a eficiência de polímeros fertiliberadores comparados a fertirrigação na cultura do tomate, utilizando sensores de umidade para automatizar o manejo da irrigação e verificar a interação desses com os polímeros fertiliberadores. O experimento será realizado no CCA/UFSCar, em ambiente protegido, o delineamento experimental será em blocos casualizados composto por 4 interações com 3 repetições, totalizando 12 parcelas. As interações que serão avaliadas são: Fertirrigação x TDR; Fertirrigação x Capacitância; Polímeros fertiliberadores x TDR; e Polímeros fertiliberadores x Capacitância; sendo a umidade do solo monitorada por sensores Flower power (capacitância) e TDR100. As mudas de tomateiro Grape serão transplantadas sobre linhas de gotejamento superficial. Serão avaliados parâmetros qualitativos e quantitativos como: tamanho do fruto (comprimento e diâmetro), número de frutos, massa dos frutos, pH e Brix. Além disso, ao final do experimento serão coletadas folhas das plantas e feita análises foliares e avaliação de massa fresca e seca da raiz, folha e caule, bem como o volume de raiz. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SOUZA, CLAUDINEI F.; CONCHESQUI, MARIA E. S.; DA SILVA, MARILIA B.. SEMIAUTOMATIC IRRIGATION MANAGEMENT IN TOMATO. Engenharia Agrícola, v. 39, n. SI, p. 118-125, . (17/25610-7)
SOUZA, CLAUDINEI FONSECA; SALA, FERNANDO CESAR; FAEZ, ROSELENA. Polymer fertilizer and the fertigation of grape tomatoes in protected cultivation. Scientia Horticulturae, v. 311, p. 6-pg., . (17/25610-7, 05/00906-3, 14/06566-9)
DA SILVA, ALEXSANDRO OLIVEIRA; DA SILVA, BRUNA AIRES; SOUZA, CLAUDINEI FONSECA; DE AZEVEDO, BENITO MOREIRA; BASSOI, LUIS HENRIQUE; VASCONCELOS, DENISE VIEIRA; DO BONFIM, GUILHERME VIEIRA; JUAREZ, JUAN MANZANO; DOS SANTOS, ADAO FELIPE; CARNEIRO, FRANCIELE MORLIN. Irrigation in the age of agriculture 4.0: management, monitoring and precision. REVISTA CIENCIA AGRONOMICA, v. 51, n. SI, . (17/25610-7)