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Implementação de políticas educacionais e equidade em contextos de vulnerabilidade social

Processo: 18/11257-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de março de 2019
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2021
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Administração Educacional
Pesquisador responsável:Vanda Mendes Ribeiro
Beneficiário:Vanda Mendes Ribeiro
Instituição Sede: Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão. Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Alicia Maria Catalano de Bonamino ; Breynner Ricardo de Oliveira ; Claudia Lemos Vóvio ; Cynthia Paes de Carvalho ; Domingos Sávio Abreu ; Karina Carrasqueira Lopes ; Maria do Carmo Meirelles Toledo Cruz ; Naira da Costa Muylaert Lima ; Roberto Gimenez ; Vandre Gomes da Silva ; Wagner Silveira Rezende
Bolsa(s) vinculada(s):19/23676-6 - Organização e apoio à análise das rotinas e planos de trabalho do professor e dos cadernos dos alunos, BP.TT
19/17119-7 - Apoio na análise de documentos: identificando aspectos-chave nas orientações dos processos de implementação do Paic e Pnaic, BP.TT
Assunto(s):Vulnerabilidade social  Desigualdade educacional  Equidade educacional  Política educacional  Ensino de língua portuguesa 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Desigualdade Escolar | Ensino de Língua Portuguesa | Equidade Educacional | Implementação de Políticas Educacionais | Vulnerabilidade Social no Território | Equidade educacional

Resumo

Em territórios com alta vulnerabilidade social há, segundo a literatura, sobreposição de desigualdades, dificultando o alcance da equidade educacional. Sabe-se pouco, no país, sobre a implementação de políticas educacionais nessas localidades. O Ceará conseguiu fazer com que alunos dos anos iniciais do ensino fundamental (EF1) da rede pública, de famílias ou contextos socioeconômico menos favorecidos, elevassem, após 2007, as suas proficiências em Língua Portuguesa, diminuindo a diferença de desempenho intra-grupos sociais. No município de São Paulo, não se localizou estudos nesses moldes. As políticas implementadas atualmente no município de São Paulo e no Ceará, com foco no EF1, são, respectivamente, o Pnaic e o Paic. Correlatas - a primeira foi inspirada na segunda -, ambas têm o objetivo de alfabetizar todas as crianças na idade esperada. Para o caso do Paic, há pesquisa que o relaciona aos resultados educacionais do Ceará. Nem para o caso desse Estado, nem para São Paulo, identificou-se estudos sobre equidade educacional e territórios vulneráveis. Este projeto visa suprir essa lacuna e também analisar a implementação do Pnaic e Paic, em escolas de contextos de vulnerabilidade social. Níveis de equidade educacional e de vulnerabilidade social dos territórios serão identificados por estudo quantitativo. Para estudar a implementação do Paic e do Pnaic serão feitas entrevistas com gestores (de nível macro, meso e escolares) e professores, bem como análise documental. Ademais, duas escolas, de contexto de alta vulnerabilidade social, dentre as mais equitativas - uma em Fortaleza e uma em São Paulo -, serão objeto de estudo de caso, com entrevistas e observação de aulas de Língua Portuguesa (LP). (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VANDA MENDES RIBEIRO; ALICIA BONAMINO; SERGIO MARTINIC. IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E EQUIDADE: REGULAÇÃO E MEDIAÇÃO. Cad. Pesqui., v. 50, n. 177, p. 698-717, . (18/11257-6)
CRUZ, MARIA DO CARMO MEIRELLES TOLEDO; RIBEIRO, VANDA MENDES; BATISTA, JOSE MARQUES. CONTEXT FOR THE IMPLEMENTATION OF THE RIGHT AGE LEARNING PROGRAM (PAIC). REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTUDOS EM EDUCACAO, v. 17, p. 27-pg., . (18/11257-6)
VANDA MENDES RIBEIRO; PAULA REIS KASMIRSKI; CHOUKRI BEN AYED. Equidade educacional e vulnerabilidade social nos territórios: os casos das redes municipais do Ceará e de Fortaleza. Educ. Pesqui., v. 49, . (18/11257-6)