Busca avançada
Ano de início
Entree

Sensor de oxigênio à base de ZnO assistido por radiação UV

Processo: 19/03934-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2019
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2021
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica
Pesquisador responsável:Neri Alves
Beneficiário:Mayk Rodrigues do Nascimento
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Sensores de gases   Raios ultravioleta   Óxido de zinco   Filmes finos   Pirólise   Baixa temperatura
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Radiação ultravioleta | sensor de gas | spray pirólise | Transistor | ZnO | Eletrônica Impressa

Resumo

A eletrônica impressa apresenta excelente potencial para o desenvolvimento de sensores que possam ser produzidos diretamente em adornos pessoais, cartões, embalagens e outros. Filmes de óxido de zinco (ZnO), obtidos por impressão de soluções de precursores orgânicos ou por impressão de dispersão de nanopartículas, tem sido largamente estudado como sensor de radiação UV e gases. Entre os diversos gases que podem ser detectados com sensores à base de ZnO destaca-se o oxigênio. De fato, é grande o interesse por sensores de oxigênio para diferentes concentrações e que operem em baixa temperatura. Por exemplo, sua detecção é importante em ambientes que contém alta concentração de oxigênio, por apresentar risco de explosão, e em baixa concentração, por ser prejudicial à saúde. Neste projeto objetiva aplicar o ZnO depositado por spray pirólise como sensor de oxigênio assistido por radiação UV, ou seja, obter um sensor cuja energia de ativação produzida pelo aquecimento seja substituída pela radiação UV, e assim possa operar em baixas temperaturas. O foco principal é o estudo dos tempos de relaxação e da curva de responsividade em fotorresistores, e em transistores com diferentes polarizações no gate. A resposta destes dispositivos será caracterizada em atmosfera com diferentes teores de oxigênio e umidade, e será avaliada a possibilidade da detecção do oxigênio independente do teor de umidade. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NASCIMENTO, MAYK RODRIGUES; VIEIRA, DOUGLAS HENRIQUE; NOGUEIRA, GABRIEL LEONARDO; ALVES, NERI. Low-Cost, Printed Memristor or Using Indigo and a Dispersion of Colloidal Graphite Deposited by Spray Coating. IEEE ELECTRON DEVICE LETTERS, v. 42, n. 10, p. 1468-1471, . (19/03934-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
NASCIMENTO, Mayk Rodrigues do. Sensor de gás à base de ZnO assistido por radiação UV. 2022. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Tecnologia. Presidente Prudente Presidente Prudente.