Busca avançada
Ano de início
Entree

Metodologia para avaliação da ecoeficiência de cimentos ponderando reatividade química e demanda de água

Processo: 19/13150-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2019
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2023
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil - Construção Civil
Pesquisador responsável:Vanderley Moacyr John
Beneficiário:Pedro Cesar Rodrigues Alves Abrão
Instituição Sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:14/50948-3 - INCT 2014: tecnologias ecoeficientes avançadas em produtos cimentícios, AP.TEM
Assunto(s):Cimento (construção civil)   Ecoeficiência   Reatividade química   Demanda de água   Dióxido de carbono   Emissão de gases
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:demanda de água | Ecoeficiência de cimentos | emissões de CO2 | Reatividade química | Materiais e componentes cimentícios ecoeficientes

Resumo

A substituição do clínquer por Materiais Cimentícios Suplementares (MCSs) reduz a pegada de CO2 do cimento atrelada a sua produção, sendo essa a principal estratégia para diminuir os impactos ambientais atribuídos a indústria cimenteira. Porém o cimento é apenas a matéria-prima, sendo essencial avaliar o impacto ambiental dos produtos finais (argamassa, concreto, pré-moldados, etc.) e associar estes impactos ao seu desempenho. Atualmente os cimentos são classificados quanto a sua resistência à compressão através de uma metodologia fixa (relação água/cimento 0.48) que não leva em consideração as características do material e consequentemente a sua eficiência em uso. A eficiência do ligante em seu uso vai depender de dois parâmetros principais, a reatividade química e a demanda de água, ambos foram relacionados no indicador fração de água combinada (cwf). A substituição do clínquer por MCSs vai influenciar na reatividade química e demanda de água do cimento composto e consequentemente no desempenho do produto final quanto ao comportamento reológico, propriedades mecânicas e impacto ambiental. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é desenvolver e otimizar uma metodologia para avaliar a ecoeficiência de cimentos que considere demanda de água e reatividade química, facilitando o desenvolvimento de materiais cimentícios com baixo impacto ambiental. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
REIS, DANIEL C.; ABRAO, PEDRO C. R. A.; SUI, TONGBO; JOHN, VANDERLEY M.. Influence of cement strength class on environmental impact of concrete. RESOURCES CONSERVATION AND RECYCLING, v. 163, p. 11-pg., . (14/50948-3, 19/13150-7)