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Procedimento experimental para avaliação da resolução criativa de problemas em humanos

Processo: 19/27401-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2020
Data de Término da vigência: 21 de setembro de 2022
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Miriam Garcia Mijares
Beneficiário:Rafael Silva Rodrigues
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):21/09666-8 - Procedimento experimental para avaliação da resolução criativa de problemas em humanos e pombos, BE.EP.MS
Assunto(s):Jogos de computador   Criatividade   Resolução de problemas   Análise do comportamento   Experimentação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:criatividade | procedimento experimental | Resolução De Problemas | videogames | Criatividade, Análise Experimental do Comportamento

Resumo

Em um experimento desenvolvido no nosso laboratório foram estudados os efeitos do treino e da extinção sobre a emergência de resoluções criativas de problemas (Rodrigues & Garcia Mijares, em preparação). Para isso, foi construído um conjunto de ambientes virtuais experimentais no videogame Portal 2, que apresentavam uma série de problemas. Os resultados da pesquisa indicaram que embora a extinção e o treino, combinados, tenham aumentado a probabilidade de emissão da resolução não treinada ou criativa, estes não foram necessários para sua emissão. Os dados também mostraram que o procedimento era viável e pertinente para o estudo da resolução de problemas, porém foram identificadas limitações metodológicas que comprometeram a interpretação inequívoca dos resultados. Primeiro, a topografia demandada para alguns dos comportamentos ocasionava erros não programados experimentalmente na obtenção da consequência; segundo, a visibilidade dos estímulos discriminativos estava comprometida na fase de teste. Assim, é objetivo deste projeto avaliar o desempenho de resolução de problemas de sujeitos humanos após aprimoramentos no procedimento desenvolvido por Rodrigues & Garcia-Mijares (em preparação). Para solucionar o problema relacionado com a topografia, propomos o treino de outro conjunto de topografias de resposta que não exija a precisão visual e motora demandada no estudo citado. Para resolver o segundo problema será configurado um ambiente para a Fase de Teste com todos os estímulos discriminativos disponíveis visualmente no inicio da fase. Especificamente, o ambiente será de menor tamanho, contará apenas com um nível e os estímulos serão distribuídos em arranjos espaciais específicos que permita sua identificação visual sem movimentação pelo ambiente. O experimento será desenvolvido em pelo menos três etapas. Na primeira etapa serão realizadas as alterações propostas nos ambientes do videogame. Na segunda etapa, três participantes serão submetidos ao novo procedimento e seu desempenho analisado. A terceira etapa dependerá dos resultados da segunda etapa. Caso os resultados indiquem que o procedimento foi adequado para medir a topografia, sequência,velocidade e controle de estímulos da resolução de problemas, mais três participantes serão submetidos ao mesmo procedimento. Caso a análise indique que os problemas de Rodrigues & Garcia-Mijares (em preparação) não foram solucionados, novas manipulações no procedimento serão realizadas e a segunda e terceira etapa serão repetidas. Um desenho experimental mais refinado permitirá um estudo mais controlado do fenômeno do comportamento de resolução de problemas e, consequentemente, a produção de outras pesquisas que poderão utilizar o mesmo delineamento padrão, facilitando a pesquisa e discussão em torno do tema. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RODRIGUES, RAFAEL SILVA; GARCIA-MIJARES, MIRIAM. o Fail or Not to Fail? Implications of Extinction on Creativity and Problem-Solving Behavio. PSYCHOLOGICAL RECORD, v. 71, n. 4, . (19/27401-1, 18/04824-1)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RODRIGUES, Rafael Silva. Os efeitos da variabilidade e estereotipia comportamental aprendida sobre a resolução de problemas por insight. 2022. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Psicologia (IP/SBD) São Paulo.