Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência do gradiente ambiental na especiação e nos padrões espaciais de biodiversidade

Processo: 21/10318-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2022
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2023
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Teórica
Pesquisador responsável:Marcus Aloizio Martinez de Aguiar
Beneficiário:Inês Motta Comarella
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Evolução   Macroecologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biologia Teórica | Evolução | gradientes | Macroecologia | Simulação baseada em indivíduo | Sistema dinâmico | evolução

Resumo

Gradientes de biodiversidade como o latitudinal e o altitudinal estão entre os padrões macroecológicos mais gerais da ecologia, porém suas causas são ainda motivo de debate na ciência. Os avanços nessa questão têm sido impulsionados em grande parte por resultados empíricos, os quais divergem entre os taxa e dão suporte para diferentes hipóteses. Ainda assim, esses resultados mostram que os gradientes ambientais são uma peça-chave na resolução desse quebra-cabeça ecológico-evolutivo. Nesse contexto, a teoria matemática pode ser uma ferramenta promissora para ajudar a determinar a plausibilidade biológica de teorias verbais, além de fornecer previsões que vão além das generalizações empíricas. Assim, este projeto tem como objetivo investigar os mecanismos pelos quais gradientes ambientais podem gerar os gradientes espaciais de biodiversidade, partindo de uma abordagem teórica. Para isso, pretendo modificar o modelo evolutivo baseado no indivíduo e espacialmente explícito proposto por AGUIAR et al. (2009), adicionando um gradiente ambiental que vai impor uma pressão seletiva sobre os indivíduos de acordo com sua localização geográfica. Dessa forma, iremos simular o ambiente que as espécies podem ter evoluído, na presença de condições que variam ao longo do espaço e do tempo.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
COMARELLA, Inês Motta. Competição, seleção e os efeitos de gradientes ambientais na diversidade biológica. 2024. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia Campinas, SP.