Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do efeito cardiovascular da 6-nitrodopamina em átrio isolado e coração perfundido de rato

Processo: 22/07737-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2022
Data de Término da vigência: 29 de junho de 2027
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Farmacologia Geral
Pesquisador responsável:Gilberto de Nucci
Beneficiário:Vivian Fuguhara de Lima
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:19/16805-4 - Avaliação do papel fisiopatológico das catecolaminas endoteliais, AP.TEM
Bolsa(s) vinculada(s):24/14880-7 - Avaliação in vitro e in vivo da 6-nitrodopamina em infarto do miocárdio não reperfundido e sua associação com espécies reativas de oxigênio em camundongos, BE.EP.DD
Assunto(s):Dopamina   Catecolaminas   Átrios do coração   Ventrículos do coração   Frequência cardíaca   Pressão sanguínea   Modelos animais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Átrio | Catecolamina | dopamina | nitrocatecolamina | farmacologia cardiovascular

Resumo

As catecolaminas (CAs) fazem parte de um grupo de compostos que possuem o grupo catecol (3,4-diidroxibenzeno) conectado a um grupo amina por uma ponte etil. Elas participam nos mecanismos integrativos, neurais e endócrinos englobando o sistema simpático-adrenal. São sintetizadas através do aminoácido tirosina, o qual pode ser derivado da dieta ou ser produzido pelo fígado, além de que as CAs podem ser originadas de fonte endotelial. Esses compostos atuam sobre receptores alfa e beta-adrenérgicos, com diferentes respostas para cada receptor e tecido, podendo, por exemplo, modular o tônus vascular. A 6-nitrodopamina (6-ND) tem se apresentado com efeitos prolongados e diferenciados em comparação à outras catecolaminas, provocando o aumento da frequência cardíaca de átrio isolado por um período maior antes de retornar ao nível basal. Objetivos: Investigar o papel fisiológico da nova catecolamina 6-nitrodopamina, incluido: a liberação dela no átrio e ventrículo de rato; o efeito cronotrópico da 6-ND, de antagonistas alfa-adrenérgicos, beta-adrenérgicos e compostos tricíclicos em átrio isolado; o efeito inotrópico desses fármacos no coração isolado e os efeitos deles na frequência cardíaca e pressão arterial in vitro. Assim como, isolar o receptor dessa catecolamina utilizando cromatografia de afinidade.Metodologia: Todos os protocolos experimentais foram submetidos à aprovação pelo Comitê de Ética no Uso de Animais da UNICAMP (CEUA/UNICAMP) sob nº 5942-1/2022, nº 5557-1/2020 e nº 5831-1/2021. Ratos Wistar machos adultos (280 a 320 g) serão distribuídos aleatoriamente entre dois grupos: Tratado com L-NAME e Controle. O primeiro grupo receberá o tratamento crônico com o inibidor do óxido nítrico sintase (L-NAME) na água de consumo por 4 semanas (20 mg / rato / dia) e o segundo receberá água da torneira. Os animais serão anestesiados com isoflurano e a eutanásia será realizada por exsanguinação, anteriormente, para a análise do coração isolado, será administrado anestésico com heparina para prevenir a coagulação do sangue nas coronárias. Serão realizadas três análises principais com os animais: 1) a extração em fase sólida e quantificação por cromatografia líquida acoplada à espectrometria de massas em tandem (LCMS-8060, Shimadzu) da 6-nitrodopamina; 2) avaliação dos efeitos de concentração resposta com diferentes compostos, incluido a 6-ND, sobre o átrio isolado dos animais em um sistema de aquisição de dados PowerLab 400 que registra a força de tensão do tecido; e 3) análise do inotropismo no coração dos animais com perfusão de Langendorff, em que será registrado a pressão do ventrículo esquerdo utilizando um transdutor de pressão e será calculado as taxas máximas de contração e relaxamento. Além disso, será avaliado o isolamento do receptor da 6-nitrodopamina através da técnica de cromatografia de afinidade com uma coluna de agarose e a 6-ND triciada. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas (4)
(As publicações científicas contidas nesta página são originárias da Web of Science ou da SciELO, cujos autores mencionaram números dos processos FAPESP concedidos a Pesquisadores Responsáveis e Beneficiários, sejam ou não autores das publicações. Sua coleta é automática e realizada diretamente naquelas bases bibliométricas)
BRITTO-JUNIOR, JOSE; LIMA, ANTONIO TIAGO; FUGUHARA, VIVIAN; MONICA, FABIOLA Z. Z.; ANTUNES, EDSON; DE NUCCI, GILBERTO. . NAUNYN-SCHMIEDEBERGS ARCHIVES OF PHARMACOLOGY, v. N/A, p. 12-pg., . (19/16805-4, 17/15175-1, 21/13593-6, 21/14414-8, 22/07737-8)
FUGUHARA, VIVIAN; DE OLIVEIRA, MARIANA GONCALVES; DA SILVA, CARLOS ALBERTO AGUIAR; GUAZZELLI, PEDRO RENATO; PETERSON, LARRYN W.; DE NUCCI, GILBERTO. . FRONTIERS IN PHARMACOLOGY, v. 16, p. 10-pg., . (22/07737-8, 19/16805-4)
OLIVEIRA, DENIS LIMA; CARDOSO, VINICIUS FRANCISCO; BRITTO-JUNIOR, JOSE; FUGUHARA, VIVIAN; FRECENTESE, FRANCESCO; SPARACO, ROSA; SANTAGADA, VINCENZO; CALIENDO, GIUSEPPE; PUPO, ANDRE SAMPAIO; ANTUNES, EDSON; et al. . NAUNYN-SCHMIEDEBERGS ARCHIVES OF PHARMACOLOGY, v. N/A, p. 12-pg., . (21/14414-8, 22/07737-8, 17/15175-1, 19/16805-4)
BRITTO-JUNIOR, JOSE; SILVA, SAMUEL GOULART NACARIO; LIMA, ANTONIO TIAGO; FUGUHARA, VIVIAN; ANDRADE, LARISSA BUENO; MENDES, GUSTAVO DUARTE; PETERSON, LARRYN W.; CHIAVEGATTO, SILVANA; ANTUNES, EDSON; DE NUCCI, GILBERTO. . NITRIC OXIDE-BIOLOGY AND CHEMISTRY, v. 143, p. 8-pg., . (17/06100-8, 17/15175-1, 22/07737-8, 23/03503-5)