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Desenvolvimento de modelo preditivo para recarga inteligente de veículos elétricos baseado em dados na nuvem

Processo: 22/09171-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2023
Data de Término da vigência: 29 de junho de 2023
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Sistemas Elétricos de Potência
Pesquisador responsável:Marcos Julio Rider Flores
Beneficiário:Lucas Zenichi Terada
Supervisor: Zita Maria Almeida do Vale
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), Portugal  
Vinculado à bolsa:20/13002-5 - Algoritmo de Recarga Inteligente de Veículos Elétricos Considerando a Integração de Recursos Elétricos Distribuídos: Microsserviço para Plataformas de Eletromobilidade IoT, BP.MS
Assunto(s):Internet das coisas   Rede elétrica inteligente   Modelos preditivos   Veículos inteligentes   Recursos energéticos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Distributed energy resources | Electric vehicles | Internet of Things | PV and EV Demand Forecasting | Smart Charging | Smart Grids | Gestão de recarga de veículos elétricos

Resumo

A integração de recursos energéticos distribuídos (DERs - Distributed Energy Resources), tais como estações de carga de veículos elétricos (EVCSs - Electric Vehicle Charging Stations), unidades fotovoltaicas (PVs - Photovoltaic) e sistemas de armazenamento de energia a bateria (BESSs - Battery Energy Storage System) é uma componente chave para a descarbonização. Neste contexto, o desenvolvimento de estratégias inteligentes de controle de carga para incentivar o uso de fontes de energia renováveis (RESs - Renewable Energy Sources) para recarga de veículos elétricos (EVs - Electric Vehicles) tornou-se um tema de pesquisa atual. Este projeto de pesquisa propõe o desenvolvimento de módulos de previsão de demanda para carregamento de EV e geração fotovoltaica. Uma vez finalizados os módulos propostos, será realizada a integração com um software de recarga inteligente executada através de uma plataforma de internet de coisas (IoT) para controlar DERs, integrada localmente em um sistema agregado. O objetivo é diversificar a fonte de energia para carregamento EV, em que BESSs e PVs são usados para complementar a energia da rede de distribuição. O desenvolvimento dos módulos de previsão proporcionará o gerenciamento inteligente dos BESSs a fim de coordenar a carga noturna em situações em que, no dia seguinte, a geração de PV é baixa e a demanda tende a ser alta. Além disso, a injeção de energia dos BESSs para a rede principal pode ser gerenciada para compensar os horários onde a energia é mais cara. Adicionalmente, a possibilidade de antecipar a carga do dia seguinte e os níveis de geração PV permite a aplicação de técnicas para reduzir a degradação do BESS, bem como soluções para gerenciar a carga das frotas de EVs considerando a injeção de energia à rede principal através de EVCSs com tecnologia V2G. (AU)

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