Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da livre escolha pela estimulação táctil sobre a agressividade, níveis de monoaminas cerebrais e desempenho produtivo na tilápia-do-nilo, Oreochromis niloticus (L.)

Processo: 23/02991-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2024
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2026
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca - Aquicultura
Pesquisador responsável:Eliane Gonçalves de Freitas
Beneficiário:Ana Carolina dos Santos Gauy
Instituição Sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Crescimento   Dopamina   Estresse social   Serotonina   Bem-estar do animal
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:bem-estar de peixes | crescimento | dopamina | Estresse social | Interação agressiva | serotonina | Bem-estar animal

Resumo

A estimulação táctil corporal (TS), semelhante à massagem terapêutica humana, vem sendo utilizada para aumentar o bem-estar em peixes, por meio da redução de estresse. Em estudos prévios, observamos redução da agressividade e aumento do crescimento na tilápia-do-nilo, demonstrando que a TS é uma ferramenta promissora na melhora de bem-estar dessa espécie. Porém, trata-se de um tema novo cujos mecanismos são pouco explorados. Assim, o objetivo deste estudo é testar os mecanismos que levam aos efeitos positivos na tilápia-do-nilo em condição de livre escolha pela estimulação táctil. Iremos testar o efeito dessas condições sobre os níveis de monoaminas cerebrais (serotonina e dopamina), que é um dos possíveis mecanismos para a redução da agressividade em vertebrados. Para isso, será utilizado um aparato formado por uma estrutura de retangular de PVC, com hastes plásticas contendo cerdas de silicone nas laterais. O aparato fica no centro do aquário e os peixes recebem a TS quando atravessa pelas cerdas. Grupos de 4 machos serão submetidos por 21 dias a 3 tratamentos: 1) com TS; 2) sem TS; 3) com a possibilidade de escolha em uma área metade com e metade sem TS (15 réplicas cada tratamento). Serão realizadas filmagens (10 min/dia) a cada 3 dias para quantificar as interações agressivas. O uso do aparato (atravessamentos dos peixes) será registrado por um sistema remoto com etiquetas eletrônicas (PIT tags). Iremos avaliar as interações agressivas, crescimento, cortisol plasmático, glicemia, monoaminas cerebrais, bem como a associação dessas variáveis com o uso do aparato. Em todos os casos espera-se que a livre escolha pela TS eleve os níveis de monoaminas e melhore o desempenho produtivo em decorrência da redução do gasto energético com as lutas e com o estresse social. Esta proposta é inovadora e poderá gerar tecnologia de baixo custo para mitigar os impactos dos sistemas de criação e manejo de peixes, agregando valor ao comércio aquícola.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MAIA, CAROLINE MARQUES; GAUY, ANA CAROLINA DOS SANTOS; GONCALVES-DE-FREITAS, ELIANE. Fish Welfare in the Ornamental Trade: Stress Factors, Legislation, and Emerging Initiatives. FISHES, v. 10, n. 5, p. 16-pg., . (23/02991-6, 23/02306-1)