Busca avançada
Ano de início
Entree

Planejamento, síntese e otimização de compostos contendo o núcleo spirocromano para o tratamento da doença de Chagas

Processo: 23/10715-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2023
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2025
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Orgânica
Pesquisador responsável:Luiz Carlos Dias
Beneficiário:Luiz Fernando Nascimento de Oliveira
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/07600-3 - CIBFar - Centro de Inovação em Biodiversidade e Fármacos, AP.CEPID
Assunto(s):Descoberta de drogas   Doença de Chagas   Doenças negligenciadas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Candidatos clínicos | descoberta de fármacos | DNDi | Doença de Chagas | doenças negligenciadas | doenças parasitárias tropicais | Química Medicinal e Síntese Orgânica

Resumo

A doença de Chagas é uma doença tropical negligenciada (DTN), causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi, que afeta 6 milhões de pessoas em todo o mundo e é endêmica em nosso continente. A maioria dos pacientes afetados vive na América Latina, deixando um rastro de impacto sanitário, social e econômico na região. As DTNs são caracterizadas pelo escasso investimento em pesquisa e desenvolvimento (P&D) por parte das grandes indústrias farmacêuticas. Os únicos medicamentos antichagásicos existentes, benznidazol e nifurtimox, demonstram baixa eficácia durante a fase crônica da doença e apresentam toxicidade elevada, fazendo com que o tratamento atual seja insatisfatório em termos de segurança, eficácia e acessibilidade, tornando urgente descobrir e desenvolver medicamentos inovadores e mais seguros. Vinculado à um amplo consórcio colaborativo com a organização internacional de P&D e sem fins lucrativos DNDi (Drugs for Neglected Diseases initiative), o presente projeto busca planejar, sintetizar e otimizar análogos com atividade contra T. cruzi, utilizando técnicas modernas de síntese orgânica, química medicinal e otimização multiparamétrica (atividade parasitológica e propriedades físico-químicas). Inicialmente, o projeto será parte de campanhas em estágio inicial (hit assessment e hit-to-lead) a partir de hits cedidos pela DNDi. Os resultados do presente projeto integrarão os esforços do grupo para a descoberta de novos candidatos a fármacos antichagásicos e para o progresso das atividades colaborativas entre o grupo, a DNDi e a sua rede de parceiros globais.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VARELA, MARINA T.; DIAS, GLEISTON G.; DE OLIVEIRA, LUIZ FERNANDO N.; DE OLIVEIRA, RAMON G.; AGUIAR, FRANCIELLE D.; NOGUEIRA, JOAO PEDRO; CRUZ, LUIZA R.; DIAS, LUIZ C.. Spirocyclic compounds as innovative tools in drug discovery for medicinal chemists. EUROPEAN JOURNAL OF MEDICINAL CHEMISTRY, v. 287, p. 23-pg., . (22/13110-8, 15/50655-9, 22/10577-2, 23/10723-1, 18/24344-4, 23/10715-9)