Busca avançada
Ano de início
Entree

Remodelamento nas cardiomiopatias e nas arteriopatias: estudo tridimensional pela microscopia confocal a laser

Processo: 96/01075-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de julho de 1996
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 1999
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Anatomia Patológica e Patologia Clínica
Pesquisador responsável:Maria de Lourdes Higuchi
Beneficiário:Maria de Lourdes Higuchi
Instituição Sede: Instituto do Coração Professor Euryclides de Jesus Zerbini (INCOR). Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Aterosclerose  Cardiomiopatias  Hipertensão pulmonar  Sistema cardiovascular 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aterosclerose | Cardiomiopatias | Hipertensao Pulmonar | Microscopia Confocal A Laser | Remodelamento Vascular | Remodelamento Ventricular

Resumo

A maneira como o sistema cardiovascular reage a aumento de pressão e sobrecarga de volume tem sido motivo de estudos desde o século passado. Só recentemente, no entanto, com o desenvolvimento da Biologia Molecular, o mecanismo íntimo do remodelamento desse sistema vem sendo desvendado, com o descobrimento de substâncias que induzem migração e proliferação de células, degradação e deposição de colágeno, aumento do tônus, etc. Por outro lado, a indicação do uso de drogas como as inibidoras de enzimas conversoras de angiotensina que parecem atuar no remodelamento do coração, é assunto controverso. Observa-se que o conhecimento dos mecanismos moleculares que estão atuando no remodelamento não foi acompanhado do mesmo grau de entendimento sobre as alterações morfológicas existentes. Este pouco conhecimento se deve principalmente à falta de estudos tridimensionais, o que só mais recentemente vem sendo conseguido com o desenvolvimento da microscopia confocal a laser. Os poucos estudos publicados até o momento se referem basicamente à estrutura do miocárdio normal e têm se mostrado muito promissores 1, 2, 3. No presente projeto pretendemos estudar o remodelamento ventricular e das artérias através da microscopia confocal utilizando o sistema "Odissey XL Digital vídeo confocal laser scanning imaging" da Noran Instruments, adquirido pelo Instituto do Coração. Este aparelho foi recentemente desenvolvido pela Noran e tem como principal vantagem o tempo de varredura. Enquanto os demais aparelhos confocais utilizam um sistema "galvonometer-driven-mirror" (mecânico), o Odissey utiliza um sistema "acousto-optical deflector" para scan horizontal, permitindo um aumento fantástico na velocidade média e máxima de varredura. Todos os demais aparelhos trabalham com uma velocidade média de varredura de 1-3 frames/segundo e velocidade máxima de até 16 (em campo reduzido); já o sistema Odissey trabalha com velocidade média de 30 frames/segundo, e velocidade máxima de 240 (em campo normal). Assim, com esta melhoria na velocidade de varredura, é possível o estudo de numerosos campos histológicos e a reconstrução tridimensional, pois o sistema vem acompanhado de um sistema de computação Unix sgi 96 MB RAM. 1 GB disk e CD disk, com software para análise 3D silicon graphics. Conjuntamente, o Instituto do Coração adquiriu também uma impressora de alta resolução que permitirá excelentes imagens coloridas, com os detalhes que a microscopia confocal fornece. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARCIA MARTINS REIS; MARIA DE LOURDES HIGUCHI; VERA DEMARCHI AIELLO; LUIZ ALBERTO BENVENUTI. Fatores de crescimento presentes no miocárdio de pacientes com cardiopatia chagásica crônica. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, v. 33, n. 6, p. 509-518, . (96/01075-7)