Busca avançada
Ano de início
Entree

Investigação da ocorrência de bactérias anaeróbicas nos canais radiculares dentários infectados

Resumo

Os canais radiculares infectados tipicamente alojam uma flora mista, incluindo muitas espécies anaeróbias. Vários estudos têm reportado que bactérias específicas, principalmente as anaeróbias Gram-negativas (e.g. "Bacteroides black-pigmented"), estão relacionadas com a presença de sinais e sintomas de origem endodôntica (GOMES, 1995). Entretanto, tais bactérias não foram encontradas em muitos trabalhos. Esta autora também observou que certas combinações de bactérias estão mais envolvidas no aparecimento das manifestações clínicas que uma espécie individual. Por outro lado, para se obter sucesso no tratamento endodôntico o número das bactérias deve ser reduzido o máximo possível através dos procedimentos da biomecânica. Todavia, nem todas as espécies se comportam igualmente frente a este tratamento. Gomes (1995) reportou que os Peptostreptococcus spp., apesar de estarem associados com vários sintomas clínicos, são bastante sensíveis a biomecânica. Por outro lado, a mesma autora encontrou que certas bactérias, tais como os Enterococcus faecalis, Propionibacterium acnes, são mais resistentes a esta forma de tratamento. Além disto, a extensão na qual os achados microbiológicos refletiriam acuradamente a microflora dos canais radicuIares é obviamente dependente da eficácia dos métodos de coleta e de processamento da amostra usados. Considerando todos os aspectos acima citados, este projeto tem como principal objetivo isolar as bactérias "black-pigmented" dos canais radicuIares de pacientes portadores de problemas endodônticos e relacionar a presença delas com diferentes aspectos clínicos apresentados pelos pacientes. Isto nos ajudará a traçar um perfil dos pacientes portadores destas bactérias nos seus canais radiculares. Também é nosso objetivo verificar a resistências de bactérias específicas ao tratamento endodôntico de rotina. Os canais radiculares serão investigados microbiologicamente, utilizando meios de cultura, transporte e incubação que propiciam o crescimento das bactérias anaeróbias, e os achados clínicos correlacionados para avaliar diferentes associações. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE SOUSA‚ E.L.R.; FERRAZ‚ C.C.R.; GOMES‚ B.P.F.A.; PINHEIRO‚ E.T.; TEIXEIRA‚ F.B.; DE SOUZA-FILHO‚ F.J.. Bacteriological study of root canals associated with periapical abscesses. Oral Surgery, Oral Medicine, Oral Pathology, Oral Radiology and Endodontology, v. 96, n. 3, p. 332-339, . (96/05584-3, 99/08504-9, 00/13683-9)