Busca avançada
Ano de início
Entree

Inventando a nação: o pensamento de José Bonifácio no contexto da crise do Império Luso-brasileiro - 1783-1829

Processo: 96/12349-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 1997
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2000
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História - História do Brasil
Pesquisador responsável:Leila Mezan Algranti
Beneficiário:Ana Rosa Cloclet da Silva
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Crise | Estado Nacional | Imperio | Independencia | Jose Bonifacio | Liberalismo

Resumo

Pretendentes analisar a formação da pensamento político de José Bonifácio de Andrada e Silva, no período de 1783 a 1829, de modo a desvendar sua percepção do processo histórico por ele vivido, entendido por nós como representando o fenômeno da crise do Império Colonial Luso-Brasileiro. Buscaremos identificar como, a partir desta sua tomada de consciência do processo em questão, elaborou um dado projeto de Nação, no decorrer do período analisado. Abordaremos as idéias de José Bonifácio numa perspectiva histórica, entendendo-as como instituídas em e instituintes de contextos históricos específicos, o que nos leva a privilegiar certos meios nos quais ele esteve inserido, destacando-se a Academia Real das Ciências de Lisboa e o cenário político da Independência, considerando-se tanto os limites possíveis que casa um destes contextos impunham à sua percepção do processo em curso, como a especificidade de esta ter se dado a partir do âmbito do Estado, no qual atuava José Bonifácio. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Ana Rosa Cloclet da. Inventando a nação: intelectuais ilustrados e estadistas luso-brasileiros no crepusculo do antigo regime portugues:1750-1822. 2000. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Campinas, SP.