Busca avançada
Ano de início
Entree

Determinantes do diabetes mellitus não-insulino dependente em mulheres: estudo prospectivo

Processo: 97/02424-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 1997
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 1999
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva
Pesquisador responsável:Paulo Andrade Lotufo
Beneficiário:Paulo Andrade Lotufo
Pesquisador Anfitrião: Joann E. Manson
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Brigham and Women's Hospital (BWH), Estados Unidos  
Assunto(s):Doenças cardiovasculares   Doença crônica   Obesidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Diabetes Melito | Doencas Cardiovasculares | Doencas Cronicas | Estudos De Corte | Estudos Observacionais | Obesidade

Resumo

Propõe-se a continuidade dos estudos etiológicos prospectivos dos determinantes do Diabetes Melito Não-Insulino Dependente (DMNID) com destaque para a atividade física, distribuição da obesidade (razão cintura-quadril) e dieta como também em verificar o papel destes fatores de risco como modificadores do risco de doenças cardiovasculares em mulheres portadoras do DMNID. Para o presente estudo, pretende-se utilizar os dados referentes a um estudo de coorte de 121.700 enfermeiras, no momento com idade entre 47-72 anos. No início da observação em 1976, 2184 casos de Diabetes foram identificados. Desde então até 1990, 2184 casos de Diabetes foram identificados. O objetivo será continuar a documentar e classificar os novos diagnósticos de DMNID nesta coorte. As informações proveniente de questionários contém grande quantidade de informações sobre atividade física, medidas antropométricas, história familiar de Diabetes e dieta. Técnicas de análise multivariada e estratificada serão utilizadas para quantificar o risco de DMNID com os diferentes níveis de atividade física, razão cintura-quadril e ingestão de nutrientes, após o controle para potenciais variáveis de confusão. O ganho de peso na fase adulta e o controle (ou nível) glicêmico em diabéticas e não diabéticas serão também considerados como variáveis para estudar a relação do DMNID com as doenças cardiovasculares O tamanho grande da coorte, o delineamento prospectivo, a alta taxa de seguimento (superior a 92%), os fatores de exposição bem detalhados e o controle de qualidade apurado dos fatores de desfecho fazem esta coorte como local único para testar as várias hipóteses etiológicas do DMNID. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MANSON‚ J.A.E.; RIDKER‚ P.M.; SPELSBERG‚ A.; AJANI‚ U.; LOTUFO‚ P.A.; HENNEKENS‚ C.H.. Vasectomy and subsequent cardiovascular disease in US physicians. Contraception, v. 59, n. 3, p. 181-186, . (97/02424-8)
AJANI‚ U.A.; GAZIANO‚ J.M.; LOTUFO‚ P.A.; LIU‚ S.; HENNEKENS‚ C.H.; BURING‚ J.E.; MANSON‚ J.A.E.. Alcohol consumption and risk of coronary heart disease by diabetes status. Circulation, v. 102, n. 5, p. 500-505, . (97/02424-8)