Busca avançada
Ano de início
Entree

Reação da polimerase em cadeia no diagnóstico precoce da leptospirose

Processo: 99/10857-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de março de 2000
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2002
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Maria Aparecida Shikanai Yasuda
Beneficiário:Maria Aparecida Shikanai Yasuda
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):01/03193-7 - Reação da polimerase em cadeia no diagnóstico precoce da leptospirose, BP.TT
Assunto(s):Diagnóstico precoce  Sorologia  Leptospirose  Reação em cadeia por polimerase (PCR)  Análise de sequência com séries de oligonucleotídeos 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Diagnostico | Hibridacao | Leptospirose | Pcr | Sorologia

Resumo

A leptospirose tem importância crescente em nosso meio, pela ocorrência de surtos epidêmicos e aumento da letalidade. Entre as dificuldades diagnosticas salientam-se a manifestações clínicas vagas nos 1ºs dias de doença; b. baixa sensibilidade de exames microbiológicos e da reação de referência (soroag. microscópica) no início da doença. Objetiva-se testar a sensibilidade de PCR aplicada a amostras de sangue e urina de pacientes, comparativamente à técnica IgM-Elisa, de maior sensibilidade, porém com dados insuficientes no início da doença. Para tal, serão utilizados oligonucleotídeos iniciadores G1/G2, segundo Gravekamp et al, 1993, que amplificam um fragmento de 285 pares de bases de leptospiras patogênicas, com sensibilidade de detecção de 1-10 leptospiras/ml e oligonucleotídeos iniciadores LP1/LP2, segundo Sun-Ho et al, 1994, que amplificam um fragmento de 274 pares de bases, com sensibilidade de detecção de 2 leptospiras. O estudo da especificidade na fase de validação será realizado mediante hibridização do produto amplificado de sorotipos de leptospiras mais prevalentes na cidade de São Paulo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE ABREU FONSECA‚ C.; TEIXEIRA DE FREITAS‚ V.L.; CALÓ ROMERO‚ E.; SPINOSA‚ C.; ARROYO SANCHES‚ M.C.; DA SILVA‚ M.V.; SHIKANAI-YASUDA‚ M.A.. Polymerase chain reaction in comparison with serological tests for early diagnosis of human leptospirosis. TROPICAL MEDICINE & INTERNATIONAL HEALTH, v. 11, n. 11, p. 1699-1707, . (99/10857-7)