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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

A biologia educacional nas escolas normais paulistas: uma disciplina da eficiência física e mental

Texto completo
Autor(es):
Viviani, L. M. [1] ; Bueno, B. O. [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo
[2] Universidade de São Paulo
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista Portuguesa de Educação; v. 19, n. 1, p. 43-65, 2006.
Área do conhecimento: Ciências Humanas - Educação
Assunto(s):Ensino de ciências   Biologia
Resumo

Este artigo trata da história da Biologia Educacional no currículo das Escolas Normais de São Paulo, entre 1933 e 1970. A pesquisa fundamenta-se em ampla documentação arquivística, planos e programas de ensino, manuais didáticos e depoimentos de antigos professores. São levados em conta os projetos de renovação educacional em curso a partir dos anos 1920, cujas propostas produziram determinadas necessidades para a formação de professores. O texto examina três momentos da história da disciplina - os períodos de inserção no currículo, de estabilidade e de declínio - focalizando-se especialmente as formas de organização dos conteúdos escolares construídas por meio do binômio hereditariedade-meio. Conclui-se que a Biologia Educacional assentava-se na ideia de que os educadores deveriam atuar de modo duplamente produtivo de um lado, para conduzir os alunos à máxima eficiência física e mental; de outro, na construção de perfis ideais para a conduta social de crianças, mulheres e professoras. (AU)

Processo FAPESP: 99/00140-8 - Formacao de professores e escola normal: a biologia necessaria.
Beneficiário:Luciana Maria Viviani
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado