Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do Web of Science, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Estudo citoquímico de células da glândula salivar de Rhodnius neglectus e Rhodnius prolixus (Hemiptera, Triatominae)

Texto completo
Autor(es):
Anhe, Ana C. B. M. [1] ; Lima-Oliveira, Ana P. M. [1] ; Azeredo-Oliveira, Maria T. V. [1]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Univ Estadual Paulista, Inst Biociencias Letras & Ciencias Exatas, Dept Biol, UNESP, IBILCE, Sao Jose Do Rio Preto, SP - Brazil
Número total de Afiliações: 1
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: IHERINGIA SERIE ZOOLOGIA; v. 104, n. 4, p. 399-403, DEC 31 2014.
Citações Web of Science: 3
Resumo

Os triatomíneos são insetos hematófagos que apresentam interesse médico nas América do Sul e Central por serem hospedeiros invertebrados dos protozoários hemoflagelados Trypanosoma cruzi (agente etiológico da doença de Chagas) e Trypanosoma rangeli (Tejera, 1920). Os triatomíneos do gênero Rhodnius possuem glândula salivar formada por duas unidades próximas e independentes: a principal e a acessória. Esta glândula secreta uma saliva que contém substâncias que facilitam e permitem a hematofagia. Entretanto, apesar da sua importância, poucos estudos realizaram sua análise citoquímica. No propósito de ampliar esse entendimento, neste trabalho foram investigadas as estruturas nucleares (cromatina e corpúsculos nucleolares) das células da glândula salivar de Rhodnius neglectus (Lent, 1954) e Rhodnius prolixus (Stål, 1859). As glândulas foram removidas de insetos adultos, fixadas e submetidas a diferentes métodos citoquímicos: Orceína Lacto-Acética, Impregnação por Íons de Prata, Reação de Feulgen, Azul de Toluidina, Variante da Concentração Eletrolítica Crítica e Bandamento C. Os resultados evidenciaram predomínio de células binucleadas, com núcleos volumosos e poliplóides, cromatina descondensada e uma grande área nucleolar. Além disso, foi observada metacromasia citoplasmática e uma clara associação entre os corpúsculos nucleolares e heterocromáticos. Tais características foram associadas às atividades de intensa síntese proteica para a produção de saliva. Além disso, os corpúsculos heterocromáticos observados no Bandamento C permitiram a diferenciação dos sexos e das espécies. (AU)