Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do Web of Science, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Status taxonômico de Phlebotomus oliverioi (Diptera, Psychodidae) e designação de lectótipo para Psathyromyia brasiliensis

Texto completo
Autor(es):
de Andrade, Andrey J. [1, 2] ; Shimabukuro, Paloma H. F. [3] ; Galati, Eunice A. B. [1]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Univ Sao Paulo, Fac Saude Publ, Dept Epidemiol, BR-01246904 Sao Paulo - Brazil
[2] Univ Brasilia, Fac Med, Area Patol, Lab Parasitol & Biol Vetores, BR-70910900 Brasilia, DF - Brazil
[3] Fundacao Oswaldo Cruz, Ctr Pesquisas Rene Rachou, Ctr Referencia Nacl & Int Flebotomineos, BR-30190002 Belo Horizonte, MG - Brazil
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: IHERINGIA SERIE ZOOLOGIA; v. 104, n. 4, p. 426-431, DEC 31 2014.
Citações Web of Science: 2
Resumo

Phlebotomus oliverioi Barretto & Coutinho, 1941 foi originalmente descrita baseada em um único macho e desde então tem sido considerada sinônimo-júnior de Psathyromyia brasiliensis (Costa Lima, 1932). O estudo do holótipo de Ph. oliverioi nos levou a concluir que a cabeça deste espécime pertence ao gênero Psychodopygus e as asas, tórax e abdômen pertencem a Psathyromyia. Psathyromyia oliverioi não é uma espécie válida e deve ser removida da sinonímia e excluída de acordo com o recomendado pelo Código Internacional de Nomenclatura Zoológica (Artigos 17.2 e 23.8). O espécime foi medido, desenhado e fotografado e os caracteres morfológicos são discutidos. Lectótipo e paralectótipos são designados para Pa. brasiliensis. (AU)

Processo FAPESP: 10/15802-7 - Chaves de identificação ilustrada e interativa para os flebotomíneos do Brasil (Diptera: Psychodidae: Phlebotominae)
Beneficiário:Andrey José de Andrade
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado