Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do Web of Science, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

O papel da Atenção Primária na prevenção de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde

Texto completo
Autor(es):
Padoveze, Maria Clara [1] ; de Figueiredo, Rosely Moralez [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Univ Sao Paulo, Sch Nursing, Dept Publ Hlth Nursing, Sao Paulo - Brazil
[2] Univ Fed Sao Carlos, Dept Nursing, BR-13560 Sao Carlos, SP - Brazil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 48, n. 6, p. 1131-1137, DEC 2014.
Citações Web of Science: 7
Resumo

O papel da Atenção Primária à Saúde (APS) na prevenção de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) é raramente discutido na literatura. O presente artigo tem por objetivo desenvolver um estudo teórico com base no princípio Primum non nocere , trazendo à luz uma reflexão sobre o papel da APS na prevenção de IRAS com ênfase nas recomendações de práticas. Os papéis indireto e direto da APS na prevenção de IRAS são debatidos, considerando este princípio orientador. No papel indireto da APS, discutem-se a questão do hospitalocentrismo e as internações por condições sensíveis à atenção primária. Referente ao papel direto apontam-se os desafios a serem superados. São indicados sete componentes essenciais para desenvolvimento de um programa de prevenção de IRAS na APS e respectivas recomendações. (AU)

Processo FAPESP: 10/16729-1 - Avaliação da vulnerabilidade programática para prevenção de infecções relacionadas à assistência à saúde nas Unidades Básicas de Saúde da região do Butantã do município de São Paulo
Beneficiário:Maria Clara Padoveze
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular