Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da vulnerabilidade programática para prevenção de infecções relacionadas à assistência à saúde nas Unidades Básicas de Saúde da região do Butantã do município de São Paulo

Resumo

O conceito de vulnerabilidade desenvolvido a partir da epidemia da Aids é potencialmente aplicável a outros fenômenos sociais e de saúde sobre os quais se deseja intervir. As Infecções Relacionadas à Assistência a Saúde (IRAS) são consideradas como eventos adversos decorrentes da prestação da assistência à saúde e podem ocorrer em qualquer unidade de atendimento, sendo as unidades básicas de saúde (UBS) não isentas desta possibilidade. Ações programáticas apropriadas devem favorecer a proteção dos indivíduos que têm acesso as UBS contra a aquisição de IRAS. Inexistem estudos que avaliem a vulnerabilidade programática para IRAS no âmbito de UBS. O objetivo desta pesquisa é estudar a vulnerabilidade programática para a prevenção de IRAS no âmbito das UBS da Região do Butantã no Município de São Paulo. O estudo será desenvolvido em duas fases: I) estudo da vulnerabilidade programática para a prevenção de IRAS e identificação de possíveis intervenções para sua redução; II) elaboração de padrões para categorização da vulnerabilidade programática para IRAS e desenvolvimento de metodologias e indicadores para sua avaliação. Para a fase I, serão aplicadas entrevistas com os diretores das UBS e inspeção local, seguindo roteiros estruturados. Para a fase II, serão utilizados os dados obtidos na fase um e qualificação das propostas junto a especialistas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PADOVEZE, MARIA CLARA; JUSKEVICIUS, LUIZE FABREGA; DOS SANTOS, TALITA RAQUEL; NICHIATA, LUCIA IZUMI; CIOSAK, SUELY ITSUKO; BERTOLOZZI, MARIA RITA. The concept of vulnerability applied to Healthcare-associated Infections. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 72, n. 1, p. 299-303, JAN-FEB 2019. Citações Web of Science: 0.
PADOVEZE, MARIA CLARA; DE FIGUEIREDO, ROSELY MORALEZ. The role of primary care in the prevention and control of healthcare associated infections. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 48, n. 6, p. 1131-1137, DEC 2014. Citações Web of Science: 7.
MARIA CLARA PADOVEZE; CARLOS MAGNO CASTELO BRANCO FORTALEZA. Healthcare-associated infections: challenges to public health in Brazil. Revista de Saúde Pública, v. 48, n. 6, p. -, Dez. 2014.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.