Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do Web of Science, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Caracterização molecular de Cryptosporidium spp. em cordeiros na região centro sul do Estado de São Paulo

Texto completo
Autor(es):
Zucatto, A. S. [1] ; Aquino, M. C. C. [1] ; Inacio, S. V. [1] ; Figueiredo, R. N. [1] ; Pierucci, J. C. [2] ; Perri, S. H. V. [1] ; Meireles, M. V. [1] ; Bresciani, K. D. S. [1]
Número total de Autores: 8
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Univ Estadual Paulista, UNESP, Aracatuba, SP - Brazil
[2] Univ Estadual Paulista, UNESP, Jaboticabal, SP - Brazil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia; v. 67, n. 2, p. 441-446, MAR-APR 2015.
Citações Web of Science: 5
Resumo

Devido à proximidade de criadores de ovinos com animais possivelmente doentes e/ou eliminando oocistos fecais no ambiente e pela acentuada patogenicidade em cordeiros o objetivo foi, determinar a ocorrência e caracterizar molecularmente a infecção por Cryptosporidium spp. em cordeiros na região Centro Sul do Estado de São Paulo, Brasil. Num total de 193 amostras de fezes foram coletadas de ovinos de diversas raças, machos e fêmeas, com idade de até um ano. Por meio da reação em cadeia da polimerase (nested PCR) para a amplificação de fragmentos de DNA a partir do gene da subunidade 18S do rRNA houve positividade de 15% e o sequenciamento dos fragmentos amplificados foi possível em 19 amostras. A análise das sequências obtidas mostraram que as espécies identificadas nesses animais foram Cryptosporidium xiaoi em 15 amostras, sendo o primeiro estudo de caracterização molecular desta espécie de Cryptosporidium no Brasil. Cryptosporidium ubiquitum em três amostras, e Cryptosporidium meleagridis em uma amostra, sendo estas duas últimas consideradas espécies zoonóticas. (AU)

Processo FAPESP: 10/13946-1 - Ocorrência de endoparasitoses em cordeiros no município de alambari, são paulo.
Beneficiário:Anaiza Simão Zucatto
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado